Instrumentos de percussão para crianças

Já lhe dissemos em diversas ocasiões: a música tem muitos benefícios para as crianças. Tocar um instrumento ou ouvir música favorece a concentração, melhora as habilidades de aprendizagem, estimula as conexões neuronais do cérebro, desenvolve a memória e a coordenação, reforça a autoestima… Além disso, as crianças que crescem rodeadas de música são mais criativas e sociáveis!

De todos os instrumentos possíveis, os de percussão são dos mais temidos pelos pais devido ao “barulho”, intenso e descontrolado,que fazem nas mãos dos mais pequenos. No entanto, tocar este tipo de instrumentos em casa á muito melhor para eles do que muitos imaginam. Vamos contar-lhe porquê!

Em primeiro lugar, tocar instrumentos de percussão é um exercício constante de psicomotricidade, já que é necessário mover todo o corpo, além das mãos edos braços, para bater nos instrumentos e criar sons. Consequentemente, melhora a coordenação mental e corporal das crianças. Em segundo lugar, ajuda a expressão e inibe os impulsos agressivos, visto que qualquer estado de raiva, ansiedade ou euforia se canaliza para o movimento que se gera durante a prática do instrumento. Além disso, como qualquer outra família de instrumentos musicais, a percussão estimula a criatividade, aumenta a concentração, melhora os reflexos, potencia a persistência e a disciplina, enriquece as habilidades sociais…

Com toda esta lista de benefícios, é possível que a nossa perceção acerca dos instrumentos de percussão mude e seja um pouco mais fácil aguentar os decibéis, verdade?

  • Tambores

São os primeiros que costumam cair nas mãos das crianças: instrumentos fáceis de tocar e muito intuitivos. Como o nosso Tambor multicolor da Hape, um tambor de madeira para crianças com cores vivas, feito mediante um processo eco-friendly totalmente respeitador do meio ambiente.

A Hape desenhou também um tambor para bebés. Porque, como lhe dizíamos, este éum dos primeiros instrumentos de percussão que podem tocar, inclusivamente logo desde bem cedo.

  • Xilofones

Outro dos instrumentos de percussão favoritos para qualquer idade são os xilofones. Quando são destinados a crianças, costumam incluir não só diferentes notas em cada peça de metal ou madeira, mas também cores para as memorizar e identificar mais facilmente, como, por exemplo, este xilofone infantil da Hape.

  • Pandeiretas

As pandeiretas estimulam as habilidades manuais e a destreza, além da coordenação olho-mão. Por este motivo, são um instrumento de percussão perfeito para fomentar o gosto pela música nas crianças. Esta pandeireta da Janod cumpre perfeitamente este objetivo.

  • Outros instrumentos

Bombos, matracas, pratos, sinos, ferrinhos, maracas, carrilhões, gongos, claves, djembés… são muitos outros exemplos de instrumentos de percussão que, na sua versão infantil, podem ser tocados pelas crianças para expressar os seus sentimentos e canalizar as suas inquietudes. Acabamos a nossa ronda de exemplos com as Castanholas Clic Clac da Hape, que se adaptam ao tamanho das suas mãos pequeninas. As castanholas são um instrumento próprio dos países do Mediterrâneo, ainda que predominem especialmente em Espanha, onde acompanham a guitarra e outros instrumentos na música tradicional como o flamenco.

O que achou de todos estes instrumentos de percussão para crianças? Chegou o momento de vencer o medo do “barulho” edeixar os mais pequenos começarem a tocar aí em casa!

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *