Xilofones de todas as cores

O xilofone é um dos instrumentos de percussão mais conhecidos e, seguramente, mais antigos. Pensa-se que terá nascido no sudeste da Asia há muitos e muitos anos, quando as pessoas colocavam lâminas de madeira em cima das pernas paralhes baterem e assim produzir sons. Depois, o instrumento viajou até África, e posteriormente até à América Latina, onde se popularizou como “marimba”. Finalmente, chegou à Europa: a primeira referência ao xilofone no continente europeu foi em 1511. Hoje em dia, é muito frequente encontrar este instrumento como membro de uma orquestra, e até com composições próprias como solista. O seu som é doce, melódico e agradável.

O xilofone utiliza-se muito nas creches, escolas e espaços infantis, porque temimensos benefícios para os mais pequenos. Estimula o seu sentido rítmico, favorece a motricidade e o movimento, permite uma maior coordenação olho-mão e aumenta a concentração. Ao mesmo tempo, como os obriga a movimentar-se e afazer exercício físico, é uma forma ideal para gastarem energia e se cansarem. E, finalmente, como muitos xilofones têm as barras de diferentes cores, podem atuar como reforço para o reconhecimento de cada uma delas.

O nosso Xilofone Arco-íris, por exemplo, não só pode reforçar a distinção das cores, mas também a identificação dos números, já que mostra os algarismos do 1 ao 8 em cada peça. Além disso, as quatro secções deste xilofone infantil encaixam de diferentes maneiras, como se fizessem parte de um puzzle.


O modelo arco-íris pode ser usado a partir dos 2 anos, enquanto que o Xilofone de madeira e metal já é um pouco mais avançado, para maiores de 3 anos. As peças são de diferentes cores, de uns tons um pouco mais pastel, mas muito bonitos. Eso atão bem!


Se procuramos um xilofone de madeira, em vez de metal, uma boa opção são os diferentes modelos que oferece a marca Hape. Como a Guitarra xilofone multicolor 2 em 1, que é um xilofone mas também tem forma de guitarra.


E da Hape também trazemos outra ideia muito original, o Bolas xilofone, que combina o instrumento com um jogo de coordenação de três bolas que caem sobre o xilofone e fazem sons. Também é possível retirar o instrumento para o tocar de forma independente. Este brinquedo é uma ferramenta ideal para fazer com que as crianças compreendam o princípio de causa-efeito.

O que achou destas interessantes estas propostas de xilofones? Não perca a nossa coleção de instrumentos musicais de brincar para crianças e de brinquedos de estimulação e manipulação para bebés!

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *