Formamos uma orquestra infantil!

Nos últimos anos multiplicaram-se os estúdios focados em averiguar os efeitos da prática musical no cérebro humano. Mesmo que ainda esteja muita investigação por fazer, já sabemos que o facto de se tocar um instrumento pode ser considerado tanto uma terapia como uma fonte inesgotável de benefícios. Criatividade, imaginação, memória, coordenação, expressão corporal, curiosidade, agilidade, relações sociais… são algumas das habilidades mais utilizadas (e potenciadas) através da interpretação da música.

Os instrumentos musicais para crianças permitem-lhes aproximar-se do mundo da interpretação mediante a brincadeira, ao mesmo tempo que perdem o medo de explorar a relação entre os objetos e a sua capacidade de gerar som. Estamos totalmente convencidos de que atrás de alguns dos grandes músicos atuais terá havido alguma vez uma guitarra, uma flauta ou um tambor de brincar.

Há imensos tipos de instrumentos musicais de criança que podem cumprir esta função. A percussão continua a ser o primeiro grande grupo recomendado para idades mais tenras; de facto, há um momento em que as crianças tendem a converter qualquer objeto ao seu alcance num tambor improvisado ou numa bateria. Mas por que razão ficar só pela percussão? Hoje incentivamo-lo a formar uma autêntica orquestra infantil.

Uma orquestra é um conjunto instrumental clássico dirigido por um diretor. Pode ser sinfónica se for um grupo de grande dimensão com instrumentos de sopro, corda e percussão; de corda se se resumir só violinos, violas, violoncelos e contrabaixos; de câmara, se contém vários tipos de instrumentos, mas em menor quantidade… e um longo etcétera. Numa orquestra, podem combinar-se um sem-fim de instrumentos e intérpretes. Precisamente no verão passado, em Frankfurt foi estabelecido o recorde da maior orquestra de todos os tempos, que incluía mais de 7500 músicos!

Claro que a nossa proposta não é chegar a construir una orquestra que supere o recorde do Guiness, mas apenas dar a conhecer alguns brinquedos que reproduzem os instrumentos musicais habituais numa formação desse tipo. Quer conhecê-los?

O Piano de cauda preto da Hape Toys é o piano dos grandes instrumentistas. Com mais de 30 teclas, é ideal para os mais pequenos que queiram sentir-se como autênticas estrelas. Temos a certeza de que Chopin, Beethoven, Mozart ou Liszt iriam adorá-lo!

piano-a-coda-nero

Na mesma linha, encontramos o Piano de cauda confetti da Janod. Também feito de madeira e recomendável a partir de los 3 anos, a principal diferença relativamente ao anterior é o seu aspeto: estampado e cheio de cor.

piano-a-coda-confetti

Passemos agora à secção de sopro. Nela não pode faltar a Flauta soprano barroca de Bontempi, a primeira flauta para os nossos filhos com entonação soprano e dedilhado barroco. É a opção perfeita não só para brincar em casa, mas também para levar para a escola, quando começarem as primeiras aulas práticas de expressão musical.

flauta-soprano-barroca

E outro instrumento importante na secção de sopro é a trompete. Com o seu som forte e tão característico, a trompete tem um papel fundamental em obras sinfónicas. A Janod propõe a sus Trompete confetti como uma opção perfeita para despertar o interesse pela música nos pequenos artistas.

trompeta-confetti

Não nos podemos esquecer do saxofone! A Bontempi criou um que é perfeito para as crianças se iniciarem no mundo da música, dado que tem 8 teclas codificadas por cores. Desta forma, os pequenotes, poderão aprender a tocar as diferentes notas mais facilmente. É feito em plástico, o que o torna leve e fácil de manejar.

Saxofón metalizado Reig Musicales

Tendo em conta os grandes benefícios que tem a música no cérebro dos mais novos, introduzir na sua vida um instrumento musical é uma grande aposta. Quem sabe se algum dia não serão grandes intérpretes! E se não forem, conformamo-nos com fazê-los desfrutar com algo que os poderá acompanhar ao longo da sua vida: a paixão pela música.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *