Teoria das IM: A inteligência Musical

A inteligência musical é uma das inteligências propostas por Howard Gardner em sua Teoria das Inteligências múltiplas(IM)  -leer qui- e está relacionada com uma capacidade e sensibilidade especial para escutar e reproduzir formas musicais.

Mas… é um talento com o qual se nasce ou se aprende? Gardener reflexiona sobre esta questão e menciona famílias de músicos como os Bach, Mozart ou Haydn e se pergunta se a origem desta capacidade se deve a uma inclinação genética ou se o ambiente familiar é determinante para o desenvolvimento de uma maior habilidade musical.

Para aprofundar nessa questão, nos fala em primeiro lugar Shinichi Suzuki, violinista, educador, filósofo, quem mantêm que a habilidade musical não é um talento inato, se não que é algo que se educa e se desenvolve:

“Qualquer criança que treine corretamente pode desenvolver uma habilidade musical, e este potencial é ilimitado”

Método Suzuki

A filosofia de Suzuki é o método que desenvolveu para aprender a tocar um instrumento musical parece que lhe dá a razão já que são milhares de crianças que se beneficiaram. Também é conhecido como o Método da Língua Materna pela semelhança de como se aprende o idioma materno, e, se baseia entre outro, na repetição e imitação constante, a escuta de gravações, a participação dos pais neste ensinamento e começar cedo.

Definitivamente, se ensinamos aos pequenos o “idioma da música” igual que ensinamos a falar, aprenderá com a mesma naturalidade.

Por outro lado, existem casos como o do Arthur Rubistein, – um dos grandes pianistas do século XX – que afirmava que nenhum dos membros de sua extensa família, tinha o menor dom musical. Mas ele, com apenas um ano de idade, e sem saber falar, já podia cantar. Aos 3 aprendeu a tocar o piano por si mesmo, primeiro com uma mão e logo com as 2 e aos 6 anos deu seu primeiro concerto em público.

Por tudo isso, Gardner conclui que parece razoável considerar esta habilidade como a manifestação de uma inclinação genética ao ouvir com exatidão, a lembrar, a dominar (e, com o tempo, produzir) sequências musicais.

Então, as crianças com uma alta capacidade musical normalmente apresentam algumas ou muitas das seguintes características:

– Escuta: Capacidade para perceber e diferenciar diferentes sons.
– Reprodução: Facilidade para aprender canções e ritmos, cantar e tocar instrumentos musicais.
– Composição: Capacidade para compor e analisar música.

 

Com genes musicais ou sem eles a música tem a possibilidade de aportar vários benefícios às crianças:
– Estimula diferentes áreas cerebrais e permite criar novas conexões, o que se traduz em uma maior capacidade de aprendizado.
Favorece o desenvolvimento da memória, especialmente se as canções vão acompanhadas de gestos, o que lhes ajuda a melhorar a coordenação, a expressão corporal e a orientação espacial.
Estimula a criatividade, a imaginação, a atenção e a concentração.
– Ajuda as crianças a sociabilizar, a interagir, a estabelecer vínculos com outras pessoas, o que reforça sua autoestima e carácter.

Já sabes que na Eurekakids acreditamos que as crianças são gênios potenciais. Por isso, nos esforçamos em oferecer brinquedos que além de divertir, sejam um verdadeiro estímulo para o desenvolvimento global do teu filho.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *