A teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner

Com certeza você já ouviu falar da teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, ainda que não saiba que a propôs faz …35 anos!

Gardner entendeu que os testes para medir o Coeficiente Intelectual somente correspondiam com as faculdades linguísticas e lógicas da criança, o que, determinava a probabilidade de sucesso na escola, mas não necessariamente na vida.

Seus estudos a este respeito arrojaram a teoria das IM que, como normalmente sucedem com todas as ideias inovadoras, sofreram uma forte oposição entre os expertos na matéria. Com o tempo não somente foram aceitadas, se não que lhe valeram numerosas distinções e inclusive o Prêmio Príncipe de Astúrias de Ciências Sociais no ano 2011.

Mas, quem é Howard Gardner? Se trata de um psicólogo, investigador e professor da Universidade de Harvard que, depois de muitos estudos sobre as capacidades cognitivas, mantêm que o seres humanos tem diferentes tipos de inteligências que interatuam entre si.

Para fazer uma simulação, propõe que imaginemos que em nosso cérebro trabalham diferentes computadores em lugar de um apenas, e que estes trabalham em linha.

A ideia é que país e professores ajudem à criança a reconhecer qual são suas principais tipo de inteligência para que possa trabalhar mais nelas e além disso, fazê-lo de modo que melhor se adapte à ela. Tudo isso sem deixar de lado o restante das inteligências. Quanto mais estimuladas e desenvolvidas estejam todas elas globalmente, maior será o crescimento pessoal.

Niño leyendoNo seu libro “Estruturas da Mente” o professor Gardner explica como uma criança com uma clara facilidade para as matemáticas, era incapaz de ler um livro. Seu professor pensou que a solução passava por dar-lhe um livro de intriga, com incógnitas e pistas para resolver, que cativou a criança em definitiva. Por isso, o objetivo é que o aluno aprenda a aprender. Que conheça quais inteligências tem mais desenvolvida e que saiba de que maneira adquirir melhor os conhecimentos.

Gardner propões 8 tipos de inteligência, ainda que não descarte que possa haver mais.

1-Lingüístico-verbal. Consiste no domínio da linguagem. Se manifesta por uma maior facilidade para escrever, ler, contar estórias, etc.,

2-Lógico-matemática. Capacidade de conceituar as relações lógicas entre as ações ou os símbolos. Facilidade para os problemas matemáticos, jogos de estratégia ou experimentos.

3-Visual-espacial Capacidade humana de poder observar o mundo e os objetos desde diferentes perspectivas. Facilidade para fazer quebra-cabeças, desenhar, dirigir um veículo ou orientar-se melhor.

4-Musical Capacidade para poder produzir uma peça musical, apreciar os ritmos e as variações, cantar, entoar ou tocar instrumentos.

5-Corporal-kinestésica  Capacidade para coordenar movimentos corporais, com precisão, força, equilíbrio e rapidez.

6-Intrapessoal Habilidade de conhecer si próprio, identificar os próprios sentimentos ou pensamentos, etc. Com dominio sobre si, disciplina e maturidade.

7-Interpessoal  Habilidade para relacionar-se e ter um bom trato com outras pessoas. Empatia e apoio a outras pessoas.

8-Naturalista Sensibilidade que mostram algumas pessoas para o mundo natura.

E que há de você? Quais são tuas principais tipos de inteligência? Não perca os próximos posts nos quais profundaremos sobre cada uma das inteligências, com sugestões de atividades e outras curiosidades. Assine o nosso blog! 

Encontra seus brinquedos educativos na nosssa loja online.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *