Teoria das IM: A inteligência Corporal-kinestésica

capacidade cinestesicocorporal

Howard Gardner, no seu libro “Estruturas da mente” define a inteligência Corporal-kinestésica como a capacidade de controlar os movimentos corporais próprios e a capacidade para manusear objetos com habilidade. Estas capacidades podem existir por separado, ainda que o mais habituais é que estejam juntas.

capacidade cinestesicocorporal

As pessoas com uma alta capacidade cinestesicocorporal normalmente são hábeis adquirindo destrezas físicas, adoram se movimentos e expressar sentimentos e emoções com o corpo (dançarinos, atores, instrumentistas…) ou fixar-se metas que constituam um reto à suas próprias limitações (atletas, esportistas, etc.,)

Esta capacidade também é própria daquelas pessoas que tem facilidade para trabalhar habilmente com objetos, especialmente com as mãos, como os cirurgiões, os inventores, artesãos, artistas, mecânicos, etc.,
Para desenvolver estas capacidades, se requer uma combinação de diversos fatores como a coordenação, o equilíbrio, a rapidez, a força, a velocidade, a exatidão… assim como a observação, a destreza e o engenho.

Por isso, como já falamos em outras ocasiões, todas as inteligências devem ser treinadas, ainda que inicialmente se tenha uma maior capacidade em uma ou em várias destas.

Relacionado com isto, é importante apontar a existência de diferentes estúdios a nível mundial que demonstraram que o exercício físico melhora o rendimento intelectual e diminui o estresse mental. Por exemple, a neurofisiologa britânica Sally Goddard, demonstrou que as crianças que não desenvolveram corretamente cada etapa neuromotora, normalmente apresentam problemas com a leitura, a escrita, a audição e a atenção.

Por isso defende que o movimento e o aprendizado estejam diretamente relacionados e explica que as crianças devem explorar com seu próprio corpo e com o espaço físico para desenvolver aquelas habilidades que lhe serão necessárias no futuro.

Seu conselho, que o bebé pode brincar no chão com plena liberdade de movimentos, e que ao crescer, possa usufruir de espaços abertos e de oportunidades de movimento.

Assim que tanto se teu filh@ destaca na Inteligência coporal-kinéstica como se não, procura que se mova, brinque e explore com espaço suficiente. Algumas atividades e jogos adequados seriam:

– Brincar com amigos à corridas, esconde-esconde, fazer circuitos, buracos no chão, etc.,
– Brincas com baloiços, escorregas e camas elásticas.
– Usar jogos de pontaria (boliches, dianas, etc.,) bolas, cordas de pular.

– Estimular o equilíbrio com bicicletas – primeiro sem pedais e logo com – patins e skates…

Na Eurekakids acreditamos que as crianças são gênios potenciais. Por isso, nos esforçamos em oferecer brinquedos que além de divertir, sejam um verdadeiro estímulo para o desenvolvimento global do teu filh@. Encontre estes e muito mais no nosso site.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *