Teoria das IM: A Inteligência lógico-matemática

Faz alguns dias falávamos dos princípios da teoria das inteligências múltiplas de Gardner –ler aqui– e repassamos os diferentes tipos de inteligência que formulou. Também tratamos sobre a inteligência linguística-verbal e nesta ocasião nos centraremos na INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA.

No Ocidente, se associou uma maior capacidade desta inteligência à uma maior probabilidade de sucesso escolar, ainda que isso não garanta por si só, o sucesso pessoal. Por isso Howard Gardner insiste na necessidade de potenciar todas as inteligências para um desenvolvimento ótimo da pessoa. Por exemplo: Que utilidade teria encontrar a resposta à um problema considerado difícil se logo o indivíduo tivesse dificuldade para explicar à comunidade como ele o resolveu?

As crianças que tem esse tipo de inteligência destacada costumam ser muito curiosas, investigadores natos que disfrutam com jogos de associação, que seguem padrões concretos ou, se são maiores, que incluam a estratégia. Pensam em forma numérica, seguindo sequências lógicas e tem a capacidade para pensar de forma abstrata.

Para ajudar-lhes com seu aprendizado, o melhor é usar estratégias que sejam um reto à sua inteligência como adivinhações os símbolos, pedir-lhes que organizem ou classifiquem dados, propor-lhes problemas lógicos, de causa-efeito, que impliquem fazer cálculos… Mesmo assim resulta muito útil estimular também o diálogo, estimular a argumentação e encontrar a lógica em qualquer disciplina. Se entendem a lógica do que estão aprendendo, a aquisição de conhecimentos será muito mais eficiente.Niña aprendiendo con su profesora-Inteligencia lógico-matemática

Também podemos ajudar através do jogo, proporcionando-lhes puzzles, quebra-cabeças, ábacos, sets de experiências científicas, jogos de matemáticas como o Even Stevens Odd ou o Trifacta, os jogos de estratégia ou de lógica e os considerados STEM. Não somente se divertirão brincando se não que resultará um estímulo para o seu desenvolvimento global.

Para finalizar, mencionar que as profissões que mais se associam à esta inteligência são: matemáticos, científicos, programadores informáticos, engenheiros, estadísticos e inclusive filósofos graças à sua alta capacidade para o pensamento abstrato.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *