Teoria das IM: A Inteligência linguístico-verbal

Em um post anterior, explicávamos os princípios da teoria das inteligências múltiplas de Gardner (ler aqui) e repassamos os 8 tipos de inteligências que ele formulou.
Hoje nos centraremos na inteligência Linguística-verbal.

Este tipo de inteligência é considerada universalmente como a de maior importância e deve ser estimulada desde a mais pronta idade por que é o meio que usamos para receber e transmitir informação. Como explica Gardner “Inclusive os descobrimentos científicos devem ser explicados através da linguagem”.

Segundo ele, os 4 tipos de conhecimento linguístico mais importantes são:

1-A retórica: Técnica para expressar-se de um modo persuasivo cuja finalidade é convencer ou comover a outros sobre um assunto ou ideia. É próprio de dirigentes políticos, advogados, treinadores, coach, etc.,

2-A Mnemotecnia: Procedimento de associação mental para memorizar dados. Em poucas palavras, se trata de associar palavras à imagens para criar uma estória e é muito útil para não esquecer nenhum dado importante. Se usa para dar discursos, conferências, lembrar instruções, textos, desenvolver um tema em um exame, etc.,

3-Explicativo: Os conhecimentos se transmite usando a linguagem, já seja de modo oral ou escrito. Aprender a se explicar de forma entendível é imprescindível para todos, mas é essencial para professores, divulgadores, jornalistas, vendedores ou qualquer profissão que implique interagir com outras pessoas.Explicativa

4-Análisis da linguagem: Para estudar a linguagem em si mesmo, reflexionar sobre seu uso ou inclusive analisar o sentido das palavras em diferentes casos. Escritura

Segundo Gardner, a expressão máxima do domínio da inteligência linguística-verbal é própria dos poetas tanto pela sua compreensão profunda das regras gramaticais como por que são capazes de encontrar sutis diferenças ou matizes entre palavras que aparentemente nos parecem sinônimas. Cuidando a forma e o conteúdo de suas criações logram comover e emocionar aos não eruditos.

Nosso conselho:
Se esta inteligência é a ferramenta necessária para a aquisição do resto de conhecimentos, o mais inteligente é estimular seu aprendizado e uso desde a infância. Aqui tens algumas técnicas para ajudar as crianças:

Cante e faça que escutem canções. As rimas, os refrãos e a letra das músicas animam a criança à repeti-las adquirindo novo vocabulário.

Fale com a criança utilizando palavras cotidianas e introduza progressivamente novas palavras para que amplie sua base de vocabulário.

– Pergunte sempre, faça que se esforce em explicar-se sem terminar suas frases e quando não consiga fazer-se entender, anime-a a que o diga de outra maneira.

– Ensinar-lhe vocabulário. Aproveita os momentos que estejam juntos para ensinar-lhe vocabulário. Já seja na cozinha ou no parque, sempre é um bom momento para ensinar-lhe novas palavras: louça, talheres… são palavras que vão além do prato ou copo, por exemplo

– As estórias, importantíssimas tanto a nível de compreensão como para que aprendam a explicar casos e sucessos. Acostume-a a ler, primeiro juntos, logo a criança vai querer fazê-lo sozinha.

-Use letras e outros instrumentos que lhe ajudam a aprender o abecedário e a começar a formar palavras.

Na Eurekakids acreditamos que as crianças são gênios em potencial. Por isso, apostamos pelos brinquedos educativos que além de serem divertidos, são estímulos para o seu desenvolvimento global.
Te convidamos a que visites nosso site onde encontrarás brinquedos que te ajudarão a potenciar a inteligência linguística-verbal do teu filh@.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *