Músicos geniais

Dia 21 de junho, celebra-se o dia internacional da Música e nós também o queremos comemorar. E que melhor maneira de o fazer do que dedicando uma publicação aos músicos geniais que se tornaram ícones da música?

Dos grandes compositores da história da música aos músicos e cantores famosos atuais que todos conhecemos: todos eles desenvolveram a sua inteligência musical, juntamente com competências como a criatividade e o desenvolvimento da memória.

Considerado como um dos músicos mais influentes da história, Amadeus Mozart, já compunha obras musicais com apenas cinco anos de idade. Aos quatro anos de idade, o seu pai começou a ensinar-lhe a interpretar peças musicais no teclado musical como se de um jogo se tratasse. Quando estava sentado para tocar o teclado musical, os seus pés não chegavam sequer a tocar o chão.


Outro compositor que aprendeu com o seu pai quando era pequeno foi Johann Sebastian Bach, que de tenra idade manifestou interesse em aprender com grandes mestres da música. Tinha uma grande capacidade de improvisação no teclado musical e era muito hábil a aprender a tocar muitos instrumentos distintos. Quando era criança, era muito irrequieto!

E se falarmos de artistas mais da nossa época, é inevitável pensar em John Lennon, o fundador da banda de rock The Beatles. Lennon não foi apenas um músico, também era desenhador e escreveu pequenos contos e poemas. Além da sua inteligência musical, também desenvolveu a linguistico-verbal ou a visual-espacial.

Uma das cantoras mais influentes da música jazz do século XX é Ella Jane Fitzgerald. Conhecida como a Rainha do jazz, destacou-se pela sua capacidade de improvisação. Já desde pequena, gostava de cantar e dançar num clube escolar e num coro. Quando era adolescente, queria ser bailarina de sapateado profissional. Ganhou 14 prémios Grammy!

Outra mulher famosa e conhecida como a Rainha do Rock é Tina Turner, cantora, compositora, bailarina, atriz e coreógrafa. Estudou enfermagem para fazer disso a sua profissão, mas começou a fazer parte de um dupla musical atuando em clubes e bares noturnos com a sua irmã. Foi assim que começou a sua carreira musical.
Sabes que a Tina Turner entrou para o Guinness World Records por congregar o maior número de pessoas num concerto?

Poderíamos continuar a enumerar muitos mais músicos geniais que adoramos, mas queremos deixar para o fim… o Rei do Rock & Roll! Elvis Presley foi um dos cantores mais populares do século passado, considerado um ícone cultural. Muitos de nós conhecem-no pelos seus êxitos musicais, mas queremos contar-te um pequeno episódio:

Os seus pais ofereceram-lhe uma guitarra apesar de ele querer uma bicicleta e foi assim que descobriu a sua paixão pela música. Também gostava do desporto e desenvolveu muito a sua inteligência corporal-cinestésica, uma vez que conseguiu o cinturão negro em karaté.

Elvis adorava os animais e teve muitos animais domésticos, mas um deles era um pouco invulgar, um chimpanzé!

Na Eurekakids, temos brinquedos que estimulam a aprendizagem e o desenvolvimento da inteligência musical porque acreditamos que é muito importante despertar nas crianças a curiosidade para que possam descobrir as suas competências, os seus hobbies ou, até, a sua vocação!

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *