Chefs geniais

Ser Chef e inovar na cozinha está mais na moda do que nunca, para deleite dos amantes da boa comida. Hoje iremos falar dos Chefs geniais, aqueles que são capazes de transformar o mais humilde dos alimentos no manjar mais requintado, graças aos seus dotes CRIATIVOS.

E, para ser um Chef genial, a criatividade é de, entre todas, a qualidade mais destacável. Porém, para chegar a ser capaz de inovar e criar, devem ter-se adquirido antes outras capacidades:

1-Ser um bom conhecedor do produto: Saber qual é o melhor momento para o consumir, onde o obter, distinguir as variedades e as particularidades de cada alimento, etc.
2-Conhecer os métodos de preparação e/ou confeção mais adequados para cada ingrediente, a forma de o trabalhar ou tirar mais partido do mesmo, etc.
3-Dispor das ferramentas e do equipamento adequado para o preparar corretamente.
4-Ter obsessão pela limpeza e por ter a cozinha muito bem organizada.
5-Ter bom olfato e bom paladar!

Outros especialistas na matéria sublinham, para além disso, a importância de ser um bom líder, já que numa cozinha se trabalha em equipa, assim como viajar com frequência para descobrir novos e estimulantes pratos, com os quais se possa inspirar para as novas criações. Em Espanha, temos a grande sorte de ter Chefs de primeira linha, pelo que… Porque não darmos uma vista de olhos por eles?

Joan Roca com os seus irmãos, Josep e Jordi. Três irmãos e três estrelas Michelin. Cresceram entre os fogões do pequeno bar-restaurante dos seus pais, pelo meio de odores e sabores que mais tarde souberam transformar de forma magistral, oferecendo uma experiência única aos seus comensais. Costumam utilizar nomes tão sugestivos como “Viagem a Havana” ou “Conquistar o mundo”, mas a receita que partilhamos convosco é esta: Vieiras com trufa. Clique aqui para ver a receita. 
Carme Ruscalleda, todo um fenómeno autodidata que acumula 7 estrelas Michelin e 3 sóis Repsol (a classificação máxima). Para além de um restaurante em Sant Pol de Mar, possui um restaurante de cozinha catalã em Tóquio e outro em Barcelona: “Moments”. Aposta na cozinha mediterrânica, utilizando sempre alimentos da época e na qual se aprecia um crescente toque japonês. A maioria das suas receitas requer uma longa elaboração, pelo que optámos por partilhar uns simples, mas surpreendentes, croquetes de queijo azul. Clique aqui

Ferran Adrià, um dos mais prestigiosos e reconhecidos Chefs a nível mundial, famoso pela sua cozinha molecular, na qual a criatividade e a inovação, assim como a utilização de técnicas revolucionárias, foram essenciais para o seu sucesso. São famosas as suas desconstruções, as espumas ou as gelificações que explodem na boca, invadindo o paladar do comensal. O seu restaurante El Bulli – atualmente fechado – foi escolhido como melhor restaurante do mundo durante vários anos. E tudo isso começou quase por casualidade. Ferran estudava Gestão de empresas, mas deixou o curso por o considerar aborrecido e começou a trabalhar numa cozinha apenas porque queria poupar dinheiro para viajar… Que sorte para todos! A receita que partilhamos também é muito simples, ideal para oferecer um aperitivo original e fácil de fazer: Flauta de abacate e anchovas. Clique aqui.

Juan Mari e Elena Arzak, Martín Berasategui, Quique Dacosta, Chicote, Andoni Luis Aduriz, Samantha Vallejo-Nájera, Sergi Arola, Jordi Cruz, Pepe Rodríguez, Macarena de Castro, Ángel León, Eneko Atxa , Albert Adrià, David Muñoz, Fina Puigdevall, José Andrés… A lista é interminável e seria impossível fazer uma publicação em que pudéssemos homenagear todos os Chefs geniais como merecem, mas da nossa parte expressamos-lhes o nosso agradecimento por serem nossos embaixadores culinários no mundo e por despertarem tantas vocações.

Para finalizar, e tal como anunciávamos no início da publicação, o traço que todos e cada um têm em comum é a CRIATIVIDADE. Por isso, na Eurekakids, esforçamo-nos por conceber jogos e brinquedos educativos que despertem a curiosidade das crianças e as incitem a experimentar e descobrir. Quem sabe, talvez no dia de amanhã algumas delas sejam como os Chefs geniais que aparecem na nossa publicação hoje.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *