Inventores geniais

No dia 9 de novembro celebra-se o Dia Internacional dos Inventores e, como na Eurekakids estamos a falar de pessoas geniais, dedicamos-lhes esta publicação.

Talvez não tivesse incluído Leonardo da Vinci (Vinci, 1452) nesta lista, mas foi um grande inventor. Foi uma criança curiosa que passava horas a observar a natureza, os animais, insetos, etc.

Esta característica, aliada ao seu dom como ilustrador, deixou-nos, para além de um legado pictórico que continuamos a admirar, toda uma coleção de invenções que ainda hoje nos surpreendem devido ao seu engenho: a ponte giratória, que através de roldanas permitia abrir a passagem a barcos; a ponte de 2 andares; a ponte do Corno de Ouro, um projeto para unir ambas as partes da cidade de Istambul e que se demonstrou que teria sido totalmente viável; ou a ponte canal, que através de um sistema de comportas permite construir pontes navegáveis! Poderíamos falar de Leonardo e de todos os seus engenhos durante horas, mas… Vamos passar a outros inventores geniais?

Esboço projeto da ponte do Corno de Ouro

O projeto se tornou realidade na Noruega

Galileu Galilei (Pisa, 1564) foi a primeira pessoa a observar montanhas e crateras na Lua, a descobrir os satélites de Júpiter ou os anéis de Saturno, e a ele se atribui a invenção do telescópio, apesar de tudo apontar para que já existissem projetos mais rudimentares do mesmo executados por outros inventores.

O que de facto inventou foi uma espécie de termómetro sem escala que funcionava através de bolbos de massa variável que flutuavam e se fundiam, dependendo da temperatura da água. Diz-lhe alguma coisa?

Isaac Newton é conhecido por toda a gente por formular a lei da gravidade, apesar de talvez não saber que também desenvolveu o cálculo integral e inventou as moedas à prova de falsificação que, naquela época (finais de 1600), representavam um problema muito grave em Inglaterra.

 

Nikola TeslaE um dos nossos preferidos… Nikola Tesla. Um génio que já em criança se destacava na matemática e brincava inventando objetos muito originais. Possuía uma grande memória fotográfica e era capaz de projetar mentalmente maquetas das suas invenções com toda a espécie de detalhes, que depressa funcionavam perfeitamente na prática.

Para além de ser o criador da bobina de corrente alternada e – talvez isto o surpreenda – ter inventado um sistema para obter energia livre, limpa e inesgotável! Sabia que também inventou a rádio? Apesar de a invenção acabar por ter sido atribuída a Marconi devido à sua capacidade em publicitar-se, tendo chegado a ganhar o Nobel!

Albert EinsteinPor último, iremos falar de Albert Einstein, apesar de felizmente podermos falar de muitos mais génios… Einstein foi uma criança solitária que começou a falar aos 3 anos e cujos brinquedos preferidos foram as construções com blocos de madeira e os trabalhos manuais.

Ao contrário da crença popular, foi um bom aluno, que se destacou na matemática e em física. Apesar de não ter inventado exatamente nada, propôs os fundamentos para o desenvolvimento de invenções como o laser, a televisão ou as câmaras digitais, graças à teoria quântica da luz.

Resumindo, poderia dizer-se que os génios que descrevemos nesta publicação tinham algumas características em comum: Eram curiosos, observadores e muito criativos. Por isso, na Eurekakids, criamos brinquedos para despertar a curiosidade nas crianças, para que se divirtam a experimentar e para que imaginem que são cientistas, astrónomos ou inventores, como os protagonistas desta publicação.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *