No dia 9 de novembro celebra-se o Dia Internacional dos Inventores e, como na Eurekakids estamos a falar de pessoas geniais, dedicamos-lhes esta publicação.
Talvez não tivesse incluído Leonardo da Vinci (Vinci, 1452) nesta lista, mas foi um grande inventor. Foi uma criança curiosa que passava horas a observar a natureza, os animais, insetos, etc.
Esta característica, aliada ao seu dom como ilustrador, deixou-nos, para além de um legado pictórico que continuamos a admirar, toda uma coleção de invenções que ainda hoje nos surpreendem devido ao seu engenho: a ponte giratória, que através de roldanas permitia abrir a passagem a barcos; a ponte de 2 andares; a ponte do Corno de Ouro, um projeto para unir ambas as partes da cidade de Istambul e que se demonstrou que teria sido totalmente viável; ou a ponte canal, que através de um sistema de comportas permite construir pontes navegáveis! Poderíamos falar de Leonardo e de todos os seus engenhos durante horas, mas… Vamos passar a outros inventores geniais?
Esboço projeto da ponte do Corno de Ouro
O projeto se tornou realidade na Noruega
Galileu Galilei (Pisa, 1564) foi a primeira pessoa a observar montanhas e crateras na Lua, a descobrir os satélites de Júpiter ou os anéis de Saturno, e a ele se atribui a invenção do telescópio, apesar de tudo apontar para que já existissem projetos mais rudimentares do mesmo executados por outros inventores.
O que de facto inventou foi uma espécie de termómetro sem escala que funcionava através de bolbos de massa variável que flutuavam e se fundiam, dependendo da temperatura da água. Diz-lhe alguma coisa?
Isaac Newton é conhecido por toda a gente por formular a lei da gravidade, apesar de talvez não saber que também desenvolveu o cálculo integral e inventou as moedas à prova de falsificação que, naquela época (finais de 1600), representavam um problema muito grave em Inglaterra.
E um dos nossos preferidos… Nikola Tesla. Um génio que já em criança se destacava na matemática e brincava inventando objetos muito originais. Possuía uma grande memória fotográfica e era capaz de projetar mentalmente maquetas das suas invenções com toda a espécie de detalhes, que depressa funcionavam perfeitamente na prática.
Para além de ser o criador da bobina de corrente alternada e – talvez isto o surpreenda – ter inventado um sistema para obter energia livre, limpa e inesgotável! Sabia que também inventou a rádio? Apesar de a invenção acabar por ter sido atribuída a Marconi devido à sua capacidade em publicitar-se, tendo chegado a ganhar o Nobel!
Por último, iremos falar de Albert Einstein, apesar de felizmente podermos falar de muitos mais génios… Einstein foi uma criança solitária que começou a falar aos 3 anos e cujos brinquedos preferidos foram as construções com blocos de madeira e os trabalhos manuais.
Ao contrário da crença popular, foi um bom aluno, que se destacou na matemática e em física. Apesar de não ter inventado exatamente nada, propôs os fundamentos para o desenvolvimento de invenções como o laser, a televisão ou as câmaras digitais, graças à teoria quântica da luz.
Resumindo, poderia dizer-se que os génios que descrevemos nesta publicação tinham algumas características em comum: Eram curiosos, observadores e muito criativos. Por isso, na Eurekakids, criamos brinquedos para despertar a curiosidade nas crianças, para que se divirtam a experimentar e para que imaginem que são cientistas, astrónomos ou inventores, como os protagonistas desta publicação.