Exploradores geniais

As grandes façanhas da humanidade implicam uma grande dose de preparação, criatividade e perseverança . Costumam ter como origem pessoas curiosas que não se rendem à primeira dificuldade e que sonham em grande.

Hoje iremos centrar-nos nos grandes exploradores, pessoas que desejam sair do seu círculo de conforto e descobrir novos horizontes. Talvez o mais célebre explorador seja Roald Amundsen, um norueguês nascido em 1872, cuja grande obsessão era conquistar os lugares mais frios do planeta. Por isso, com apenas 8 anos já dormia com a janela aberta todo o ano, para se acostumar ao frio.

Roald Amundsen

A passagem do tempo só serviu para aumentar o seu empenho em consegui-lo, preparando-se de acordo com o seu sonho: formou-se como marinheiro, praticou desportos de Inverno e aprendeu técnicas de sobrevivência ao lado dos Inuits. Após ser-lhe negada a conquista do Polo Norte por uma expedição norte-americana, Roald decidiu lançar-se à conquista do Polo Sul, a qual conseguiu no dia 14 de dezembro de 1911, passando a fazer parte da história da humanidade.

Expedição Roald Amundsen

Jacques Cousteau foi outro explorador excecional que se dedicou a perscrutar as profundezas marinhas e que nos deleitou com centenas de horas de gravações da vida submarina. Contam que, já em criança, se entretinha com brinquedos mecânicos e com câmaras aquáticas na água.

Jacques Cousteau

Para além disso, fez uma contribuição fundamental para o mergulho: desagradado com as limitações das máscaras subaquáticas da época, desenvolveu, juntamente com Emile Gagnan, o Aqua-Lung, um escafandro autónomo que permitia respirar debaixo de água mais tempo e sem necessidade de tubos.

Tania Aebi

E se falamos de exploradores da atualidade, temos de falar necessariamente de Tania Aebi e de Laura Dekker, que conseguiram dar a volta à Terra a sós nos seus respetivos veleiros.

Tania, a pioneira, embarcou com 18 anos, fazendo escala em 23 países ao longo do caminho, tendo conseguido completar o seu objetivo 2 anos depois. Relatou as suas experiências num livro que serviu de inspiração a Laura Dekker, de apenas 8 anos, e que embarcou na mesma aventura ao cumprir 14 anos. Valentia, ímpeto e um grande sonho pela frente.

Laura Dekker

Na Eurekakids, criamos brinquedos para despertar a curiosidade das crianças, para que se divirtam a experimentar, para que sintam e para que imaginem que são cientistas, inventores ou exploradores geniais, como os protagonistas deste post.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *