Engenheiros geniais

A origem da palavra “Engenheiro” provém do latim ingenium (engenho), que é a capacidade que uma pessoa tem para inventar ou encontrar facilmente a solução para algo. Os engenheiros são pessoas CRIATIVAS que, mediante o uso da ciência, levam a cabo todo o tipo de projetos, desde estradas, pontes, comboios, aviões, telefones ou redes de comunicações até organismos modificados geneticamente.

Seja qual for a sua especialidade, os engenheiros são uma peça chave da nossa sociedade, porque conseguem dar resposta às várias necessidades que lhes surgem.

Hoje, para além de os homenagearmos com esta publicação, apresentamos-lhe cinco projetos de engenharia que são um desafio para a mente humana e que, certamente, o irão deliciar.

1- A Máquina de Anticítera (ou Mecanismo de Antikythera)
Já ouviu falar nela? Trata-se de um extraordinário calendário astronómico encontrado entre os restos de um naufrágio na ilha de Anticítera, a meio caminho entre o Peloponeso e Creta. Este engenho tem aproximadamente 2200 anos e possui uma complexidade difícil de imaginar para a época.

O mecanismo era composto por engrenagens (rodas dentadas das quais se conservam 30) que, colocadas sobre 10 eixos, formavam um calendário de 365 dias ajustável para os anos bissextos, previa eclipses, descrevia planetas na órbita do Sol, e até mesmo a posição do Sol e da Lua no Zodíaco.

Mecanismo de Anticítera, Museu Arqueológico de Atenas

Não é claro quem o construiu, embora investigadores como Michael Edmunds (Professor emérito de Astrofísica da universidade de Cardiff) e os seus colaboradores apontem na revista Nature para que, provavelmente, se tenha tratado de Hiparco, um autêntico génio da antiguidade que foi simultaneamente astrónomo, geógrafo e matemático grego.

2- O Banco Mundial de Sementes ou a Arca de Noé das Sementes
Trata-se de um imenso frigorífico criado em Svalbard (na Noruega) e que se encontra a mais de 120 metros abaixo do solo. No seu interior guardam-se 860 000 amostras de sementes provenientes de 231 países diferentes a 18 graus negativos.

Foi construído com a ideia de preservar todas as plantas da terra, proteger a nossa biodiversidade e assegurar o alimentos a nível mundial no caso de ocorrer uma catástrofe. Por esse motivo, este armazém de sementes é capaz de resistir a terramotos, bombas atómicas e até mesmo à radiação.

É aberto apenas 3 vezes por ano para incorporar as novas sementes que os países vão enviando e, neste momento, apenas foi necessário extrair sementes do seu interior por causa da guerra na Síria. O Banco tem capacidade para armazenar até 2 500 milhões de sementes.

Entrada à Arca de Noé das sementes em Svalbard

3- A ponte Qingdao Haiwan
Com 42,5 km de ponte sobre a água, é oficialmente a maior infraestrutura do mundo e apenas demorou quatro anos a construir. A sua função é unir a cidade de Qindao ao distrito de Huangdao.

O Shandong Gaosu Group foi a empresa encarregada de levar a cabo o projeto em que trabalharam 10 000 trabalhadores e foram necessárias 450 000 toneladas de aço e 2,3 milhões de metros cúbicos de cimento. A ponte é sustentada por 5 200 colunas e conta com 6 carris, 3 em cada sentido.

A sua estrutura foi pensada para suportar sismos, tufões e colisões de barcos. Contudo, esta maravilha da engenharia está a ponto de ser destronada por outra ponte que unirá Hong Kong-Zhuhai-Macau, com 55 km, dos quais 6,7 km serão subterrâneos, encurtando um trajeto de 3 horas para apenas 30 minutos.

Ponte Qingdao Haiwan

4- Ilhas artificiais do Dubai
Certamente que já ouviu falar nelas. São conhecidas tanto por serem um projeto realmente faraónico, porque sobre elas estão construídas áreas residenciais exclusivas cujos proprietários são atores e empresários famosos à escala mundial.

Dentro do conjunto, podem encontrar-se as Palm Islands, um grupo de três ilhas artificiais (Palma Jumeirah, Palm Jebel Ali e Palm Deira) que estão entre as maiores do mundo deste tipo. Para a sua construção foi necessário extrair areia do fundo do Golfo Pérsico que, através do uso de barcos, é pulverizada no local pretendido.

O The World é outro projeto dentro do conjunto global, composto por 300 pequenas ilhas e que, visto no seu conjunto, deverá formar um mapa-múndi. Cada ilha representa um país e o custo de cada uma delas está entre os 7 e os 45 milhões de dólares. O projeto ainda não está terminado, em consequência da crise económica.

5- A EEI (Estação Espacial Internacional)
A estação, que orbita em redor da terra a 400 km de altura e à qual dá a volta a cada 92 minutos, é considerada uma maravilha da engenharia, tanto pela sua magnitude como pela sua grande complexidade. O projeto permitiu a 16 países trabalhar em colaboração, tendo já tido no seu interior, pelo menos, 206 pessoas. Entrou em órbita no ano 2000 e estima-se que chegue ao final da sua vida útil em 2020.

A sua velocidade média é de 7,67 km por segundo, pesa 450 toneladas e mede 72,8 m de comprimento por 108 de largura. No seu interior foram levadas a cabo numerosas investigações em diferentes campos: biologia, física, astronomia, etc. 

Na Eurekakids, dispomos de uma secção de brinquedos STEM que potenciam a aprendizagem das ciências, a base das profissões do futuro. Assim, além de se divertirem, as crianças podem saciar a sua curiosidade e… Quem sabe!  Talvez venham a conceber a próxima maravilha da engenharia.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *