Brinquedos para os pôr em contacto com os números

Começa-se por 1,2,3, depois até 5, mais tarde até 10… é uma aventura acompanhar os pequenos lá de casa a aprender a contar. Além disso, esses pequenos sábios apenas precisam de serem estimulados para pôr a andar as suas competências e capacidades.

É importante saber que os pequenos não aprenderam a contar apenas porque recitam os números rapidamente um atrás do outro e que aprendê-los não é algo que se consiga com uma mera explicação. Temos que proporcionar aos pequeninos experiências que lhes dêem pistas daquilo que queremos dizer quando falamos de números.

É por isso que lhe propomos alguns dos nossos jogos e brinquedos para que o pequenino comece a familiarizar-se com os números:

Para aprender a contar, é necessário o desenvolvimento do conceito da correspondência um por um. Tal como com este jogo da Educa Borras. Com “Aprendo a contar de 1 a 10”, o pequenino poderá assimilar a ordem dos números e relacioná-los com quantidades. (Idade +3)

Os jogos encaixáveis em madeira como este também os podem ajudar a identificar os números (além disso, possui bonitas cores e ilustrações!). (Idade: +3)

Caso desejemos um valor acrescentado à aprendizagem, esta proposta da BrainBox encantá-los-á. Destina-se a pequeninos com idades entre os 3 e os 8 anos e é 2 em 1. Por um lado, poderão aprender e compreender os números de forma fácil e simples em inglês e a sua sequência e, por outro lado, cada número tem nas costas diferentes perguntas com as quais poderão aprender além de criar um grande puzzle.  (Idade: +3)

Outra maneira de se divertirem aprendendo os números é com este colorido jogo da Learning Resources com o qual vão aprender a identificar os números e as cores. É muito fácil jogar! Basta colocarem os pequenos mochos sobre o ramo consoante o número deles, do 1 ao 10. Além disso, graças às cartas de atividades incluídas, estas ajudá-los-ão a identificar cores, a seguir padrões e a criar relações de números e quantidades. (Idade: +3)

E… Para os que têm idade superior a 5 anos, esta mala está carregada de conteúdos educativos, uma vez que os vai pôr em contacto com os números ajudando-os a contar, assim como a somar e a subtrair. O melhor de tudo? Dispõe de um sistema de autocorreção, já que apenas a ficha com o número correto encaixa no orifício do resultado correto da operação.

Apesar de ser sempre possível recorrer ao ábaco, magnífico instrumento em madeira oriundo da Ásia que ajudará os pequeninos lá de casa a iniciarem-se no cálculo.

Compartilhar em:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *