Brinquedos para favorecer o cálculo mental

O cálculo mental é um exercício para o cérebro que nos ajuda a aumentar a rapidez mental, a estimular a memória a curto prazo e a desenvolver a capacidade de resolução de problemas. Além disso, é uma excelente prática para treinar a concentração e a atenção. As crianças não costumam ter noção dos números bastante abstrata de modo a conseguirem realizar operações com números facilmente. Por isso, muitas vezes é mais simples experimentarem com jogos matemáticos e incentivarmos, assim, o seu interesse e curiosidade pelas operações matemáticas simples.

Os jogos de cálculo mental treinam a concentração e a atenção

Algumas ideias para lá dos brinquedos e jogos de cálculo mental

Mas para lá dos brinquedos e jogos de matemática que podemos adquirir no mercado, existem formas para aprenderem e se interessarem por este exercício tão recomendável para o seu desenvolvimento cognitivo. Por exemplo, podem ser dados alguns dos primeiros passos na área da aprendizagem matemática a través de pequenos jogos em voz alta que os ajudem a começar. Vamos dar-lhe alguns exemplos.

Somar

Há formas muito simples de se iniciarem na aprendizagem da adição. Por exemplo, para começar, podemos usar objetos como apoio visual às operações simples. Esta é uma forma de apoio para que os mais pequenos entendam o que significa no real e concreto somar ou subtrair. Começar por aí para depois ir acrescentando novas formas de ofazer é um exemplo de aprendizagem significativa, que tem como objetivo que acriança vá juntando novos conhecimentos aos que já tem.

Outra forma de aprender a somar é dizer em voz alta que número é mais pequeno entre dois possíveis. Ou indicar que números são maiores que outros que sedão. Mais opções: contar saltando um número, ou seja, começar no 2, saltar para o 4 e assim sucessivamente. Também começar a contar a partir de outro número que não seja o 1, como por exemplo, a partir o 5 ou o 7, etc.

Para praticar a adição, propomos-lhe este jogo de cálculo mental da Diset. É muito divertido e com ele também pode rever a tabuada. Foi pensado para crianças a partir dos 8 anos e inclui um relógio de areia, pois a velocidade também é importante neste jogo e no cálculo mental.

Subtrair

Uma maneira de começar a treinar o cérebro para aprender a subtrair é contar da frente para trás, isto é, no sentido descendente. Pode começar-se no 10 e ir avançando de forma descendente até chegar ao 1. Quando esta aprendizagem já estiver consolidada, pode fazer o mesmo saltando um número, isto é, de dois em dois, desde o 10 até ao 2. As subtrações simples podem ser praticadas com objetos visíveis e depois podemos ir avançando para fazer subtrações sem que os objetos estejam presentes, como com as somas. Muita da aprendizagem do cálculo mental tema ver com a memória, assim a pouco e pouco, o seu filho recordará, mais do que realizará, as operações simples.

Este é outro dos jogos de cálculo mental que adoramos e é da Miniland Educational. Traz um tabuleiro com notas e moedas e será necessário ordenar, contabilizar e identificar cada uma. Desta forma, pratica-se o jogo simbólico a través da imitação da compra real, que as crianças observam ao seu redor. Foi pensado para rapazes e raparigas a partir dos 5 anos e inclui instruções e diferentes fichas de atividade.

Algumas recomendações gerais

É importante que as crianças entendam que aplicações práticas temo cálculo mental; isto é, que reconheçam que serve para saber se podem comprar algo com as suas poupanças, se esvaziarão todo o seu mealheiro com a sua compra ou se podem estar seguros de que lhe dão bemo troco. Saber a utilidade de tudo isso também os pode ajudar a sentirem-se mais estimulados a aprender ea praticar o cálculo mental. Neste sentido, palavras associadas ao ato de somar, como por exemplo, juntar, acrescentar, oferecer, reunir, etc. podem servir-nos para que entendam que há muitas coisas que se fazem durante o dia que estão relacionadas com a adição. E da mesma forma, outros verbos como ir embora, tirar, dar ou esconder estão relacionados com a subtraçãoe com mil coisas que todos os dias sucedem ao seu redor.

Contar com os dedos: é recomendável?

Do mesmo modo, quando falávamos de brincar com objetos que podemos fazer aparecer ou desaparecer para aprender a somar ou subtrair, os dedos são uma ajuda seos mais pequenos não ficarem estancados no sistema. A ideia do seu uso como apoio éserem capazes de identificar rapidamente uma imagem de uma quantidade de dedos como número correspondente. Desta forma, aprenderão muito rápido a memorizar operações e a conhecer de maneira mais memorável e abstrata os resultados destas. Em qualquer caso, se o seu filho começa a gostar de calcular graças a estes exercícios…objetivo cumprido!

Se lhe interessou este artigoe quer descobrir alguns jogos educativos de matemática, convidamo-lo a visitar o nosso catálogo e loja on-line.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *