Os benefícios da psicomotricidade nas crianças: jogos para desenvolver a psicomotricidade

O tema deste mês é dedicado a estimular a psicomotricidade através dos jogos. A psicomotricidade é fundamental no desenvolvimento total das crianças, principalmente nas primeiras etapas das suas vidas. A psicomotricidade, para além da capacidade de movimento em si, está estreitamente relacionada com o seu desenvolvimento afetivo e intelectual. Os jogos têm um papel essencial nesta etapa e são principalmente importantes no desenvolvimento da psicomotricidade.

Desenvolvimento psicomotor dos 0 aos 2 anos: um mundo de possibilidades

Certamente concordamos que os primeiros dois anos da vida de um menino ou menina são fascinantes. Durante este tempo, o desenvolvimento físico é incrível, mas o desenvolvimento psicomotor e de todas as capacidades não fica nada atrás. Um recém-nascido, acabado de chegar, depende dos outros para tudo, os seus exames neurológicos demonstram uma grande quantidade de reflexos primitivos que se encontram presentes. Poderemos observar como em apenas umas semanas ou meses esse bebé vai adquirindo a capacidade de se mover para interagir, para se expressar, e podemos maravilhar-nos com esse milagre. Ler Mais

Brinquedos para desenvolver a motricidade

Desenvolvimento psicomotor 0 a 2 anos, como os estimular?

Durante os primeiros 2 anos de vida dá-se a aprendizagem mais intensa que nos levará a adaptar-nos ao meio como humanos. As aprendizagens fundamentais são a capacidade de deslocação, a comunicação e a interação social. Embora o nosso cérebro esteja preparado para aprender durante toda a nossa vida, nesta primeira infância a plasticidade cerebral é de tal forma extrema que permitirá que se formem os alicerces para tudo o que aprendermos posteriormente. Para além disso, qualquer lesão cerebral que tenha ocorrido terá uma certa margem de compensação, diferente do que acontece nos adultos. Ler Mais.

Triângulo de atividades circus

Bebês: Quando usar andadores, trotinetes e triciclos

Quando se fala do desenvolvimento psicomotor grosso ou coordenação motora grossa do bebê se está falando da gradual capacidade da criança para dominar seus movimentos, o equilíbrio e a marcha. Desde o nascimento, a criança atravessará por diferentes etapas até conquistar o pleno domínio dos movimentos corporais. Esta evolução está associada por um lado à maturidade do sistema nervoso central e pelo outro, à estimulação que recebe de seu entorno. Ler Mais.

Cavalgáveis, andarilhos e balancins

Bicicleta com rodinhas ou sem pedais?

Todos sabemos que não é nada fácil aprender a andar de bicicleta. A criança não tem equilíbrio e não sabe muito bem como andar nela sem cair. O método tradicional de aprendizagem tem sido sempre a bicicleta com rodinhas, método muito eficiente para que os papás “fiquem tranquilos”, no entanto, é muito pouco frutífero na altura de desenvolver o equilíbrio, sendo que as crianças estão na sua zona de conforto de onde não quererão sair voluntariamente. Ler Mais.

Brinquedos sobre rodas
Compartilhar em:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *