Bebês: Quando usar andadores, trotinetes e triciclos

Quando se fala do desenvolvimento psicomotor grosso ou coordenação motora grossa do bebê se está falando da gradual capacidade da criança para dominar seus movimentos, o equilíbrio e a marcha.

Desde o nascimento, a criança atravessará por diferentes etapas até conquistar o pleno domínio dos movimentos corporais. Esta evolução está associada por um lado à maturidade do sistema nervoso central e pelo outro, à estimulação que recebe de seu entorno.

Diferentes estudos concluíram que o desenvolvimento motor é anterior ao desenvolvimento mental. Isso significa que graças à autonomia que vão adquirindo com seus movimentos, podem explorar, descobrir, tocar, experimentar e consequentemente, aprender. Por este motivo, é muito importante que tanto pais, como cuidadores procurem um entorno adequado que estimule a ação mediante simples jogos e atividades que despertem seu interesse.

andador-bebe

Existem infinidade de brinquedos especialmente desenhados como apoio neste trabalhe e que lhes brindam todo tipo de estímulos tanto visuais como auditivos, ainda que nessa ocasião, nos centraremos unicamente naqueles que ofereçam uma ajuda adicional em seu desenvolvimento psicomotor.

Se paramos para pensar alguns instantes, nos daremos conta de que durante os primeiros meses de vida, os bebês passam a maior parte do tempo deitados. É aproximadamente aos 6 meses, quando adquirem a capacidade de permanecerem sentados melhorando sua perspetiva visual. É então o momento ideal para introduzir novos elementos como os andadores.

Ao falar de andadores, estamos fazendo referência às cadeiras acolchoadas com rodas que as crianças utilizam impulsionando as pernas. Normalmente incluem uma bandeja onde depositar brinquedos assim como uns topes para evitar golpes. Para os bebês é um invento revolucionário já que lhes permite movimentar-se com autonomia, lhes fortalece as pernas, lhes ajuda no sentido da orientação e lhes prepara para caminhar. Sem dúvida um andador para bebês é um estímulo muito importante para seu desenvolvimento.

Também existem os triciclos evolutivos, uma opção inteligente que transformará o passeio diário em uma agradável e divertida experiência. Costumam ter toda a classe de acessórios como toldos para proteger do sol, porta-copos, porta-brinquedos, mochilas…Resultam ideais porque podem ser utilizados desde os 6 meses até os 3 anos aproximadamente e além disso, sua forma e uso se vão adaptando progressivamente a medida que as crianças vão crescendo.

correpasillos-baghera

Lá para os 8 meses, estão preparados para engatinhar coordenando braços e pernas, iniciando assim o deslocamento sem ajuda externa. Sabem sentar-se sozinhos e logo começarão a mostrar interesse por levantar-se. Existem andadores especificamente desenhados para acompanhar-lhes em seus primeiros passos. Dispõe de amplas asas e são estáveis para ajudar que consigam confiança, estimula o equilíbrio e a coordenação motora. Normalmente, este tipo de andador, vem equipado com acessórios adicionais que o completam: luzes, canções, palavras, sons divertidos e cores chamativas para que as crianças aprendam.

Uma vez que dão seus primeiros passos, o leque de possibilidades aumentam em quanto opção. A criança necessitará movimentar-se, explorar e deslocar-se constantemente em sua ânsia de aprender. Encontraremos andadores de todos os tipos, tanto para casa como para o exterior. São úteis por que além de ajudar-lhes a deslocar-se, lhes servirá de apoio ou descanso já que as pernas das crianças ainda não são forte suficiente como para aguantarem em pé durante muito tempo.

Por tudo isso, e porque consideramos que as primeiras etapas da vida de uma criança são decisivas para seu desenvolvimento, primeiro psicomotor e depois cognitivo, aconselhamos incorporar em seu entorno elementos de apoio, de estímulo e de deslocamento adequados para cada idade.

Categorias relacionadas:

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *