Atividades manuais e jogos criativos. A maneira mais divertida para nos concentrarmos e aprendermos a ter paciência

Uma das melhores maneiras de ajudar as crianças a serem mais pacientes é através de jogos. A principal característica que tens de ter em conta na escolha que fizeres é o tempo, deves procurar jogos e atividades que não lhes concedam uma gratificação instantânea, mas sim, que requeiram esforço para serem desfrutados ao máximo.

Os jogos mais indicados para trabalhar a paciência e a concentração

Existem diversos tipos de jogos que também podem ajudar-te a trabalhar a paciência e a concentração com as crianças. Com os puzzles e quebra-cabeças irão perceber que devem esforçar-se e ter paciência para resolver os desafios e que as recompensas que não chegam de forma imediata podem ser até mais gratificantes. Com os jogos de empilhar e encaixar podemos ensiná-los a ter paciência desde muito pequenos, estes são os primeiros desafios que aprendem a superar por si mesmos. Outra ótima forma de os ensinar a ter paciência é através de jogos de mesa, que os irão ajudar a aprender a esperar pela sua vez.

Atividades manuais e jogos criativos. Muito mais que um passatempo

De todos os jogos que contribuem para o desenvolvimento da paciência e da concentração, as atividades manuais e jogos criativos destacam-se pela sua capacidade de os fazer abstrair dos seus problemas e preocupações. Ao implicar um desafio que devem resolver no sentido de obter gratificação, podem concentrar-se ao máximo e deixar-se levar pela sua criatividade, esquecendo-se das situações que são, para elas, stressantes, como os trabalhos de casa e os exames. A diferença para outros tipos de atividades, é que a gratificação não se encontra apenas no resultado, mas também no caminho tomado para lá chegar. Um caminho que será diferente para cada pessoa.

A principal qualidadenecessária para desenvolver este tipo de atividades é a paciência. Desenhar, pintar, recortar, colar, moldar… todas as atividades manuais requerem tempo e atenção ao detalhe, e este é o ingrediente básico para aprender a dominar estas técnicas. Apesar de se desenvolverem outras capacidades ao realizar este tipo de atividades, sem paciência e concentração será impossível completar a atividade com sucesso.

Mas para além da paciência e da concentração, atividades manuais e jogos criativos têm muitos mais benefícios, tanto para os mais pequenos como para os adultos. Melhoram a psicomotricidade e a coordenação dos seus sentidos, especialmente quando realizam atividades que implicam recortar, colar, desenhar, pintar ou moldar. Reforçam a sua autoestima, pois descobrem que são capazes de criar objetos únicos por si mesmos, ajuda-os a expressar a sua personalidade e individualidade, a ser eles mesmos. E, ao criarem algo para os outros, aplicam os valores já aprendidos,  como a generosidade e a empatia.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *