Os melhores jogos de habilidade para crianças

A partir dos 6 meses, as crianças começam a desenvolver habilidades manuais. Pegam nos objetos, depois aprendem a movê-los, a empilhá-los… até ir aperfeiçoando o controlo e a coordenação dos dedos e das mãos. É o que conhecemos como motricidade fina: a coordenação de distintas partes do corpo para fazerem pequenos movimentos.

Os brinquedos que sejam desafios de habilidade e que permitam praticar a pontaria, empilhar objetos, fazer trabalhos manuais, mover e enroscar peças… são ideais para o desenvolvimento da motricidade fina. São a perfeita combinação de diversão e superação. E como a nós, na Eurekakids, adoramos desafios… os jogos de habilidade para crianças não podiam faltar no nosso catálogo!

Os blocos e as peças empilháveis são uns dos nossos brinquedos de habilidade favoritos. Quando a construção é totalmente livre, são ainda melhores para desenvolver a criatividade e a destreza manual. O Kubix de 50 cubos da Janod é um excelente exemplo: é composto por peças de formas distintas que se combinam para desenvolver estruturas, torres, edifícios…

kubix-50-cubos

Dentro dos jogos de habilidade, há uma grande parte que se dedica a fomentar equilíbrio. Um jogo ideal para esta finalidade é o Camel Balancing shapes bamboo da Eurekakids, um camelo de madeira em que devemos colocar peças em cima. Sabemos que manter o equilíbrio destas peças não é nada fácil para as crianças… e, ainda que nos custe admiti-lo, também não o é para os adultos. Por isso: famílias, todos a praticar!

camel-balancing-shapes-bamboo

Quando se trata de acuidade visual e reflexos, um dos nossos melhores aliados será o jogo Lince edição família da Educa Borras. Com todas as vantagens de um jogo de mesa (permite jogar em família, favorece a concentração…), mas com o benefício extra de potenciar os reflexos dos mais pequenos em todos os sentidos. É um jogo que já está há muitos anos no mercado: por alguma coisa será!

lince-edicao-familia-com-aplicacao

Nesta lista, não pode faltar um jogo dedicado a potenciar a pontaria e a coordenação entre olhos e mãos. A nossa recomendação é a Manta musical acerta nas toupeiras da Eurekakids. É um jogo clássico, mas em forma de manta musical em que os mais pequenos têm de acertar no nariz de cada uma das toupeiras. Em cada nível, vai aumentando a rapidez e dificuldade.

manta-musical-acerte-os-topos

Outro jogo que nos encanta é o Jogo avalanche de fruta de Eurekakids. O movimento de pinça que praticam os mais pequenos com ele, para apanhar uma fruta de cada cor sem provocar uma avalancha, é ideal para preparar as mãos para um tipo de gesto que vai ser fundamental mais tarde: o pegar no lápis e escrever.

jogo-avalanche-de-fruta

Terminamos esta seleção com um dos jogos de habilidade com mais fama em todo o mundo: o cubo de cores, também conhecido como “cubo de Rubik”. Na Eurekakids, temos uma versão redonda do famoso cubo: um quebra-cabeças esférico da Marusenko que, em cores distintas, tem como objetivo conseguir uma combinação determinada. É recomendado para crianças a partir de 7 anos.

esfera-amarela-e-negra-nivel-1

Que jogo de habilidade tem vontade de experimentar? Esperamo-lo no nosso catálogo de brinquedos de habilidade para encontrar o mais adequado para si. Também o incentivamos a descobrir o nosso catálogo de brinquedos educativos: não se arrependerá!

Compartilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *