Benefícios dos quebra-cabeças e dos puzzles para as crianças

Os puzzles e quebra-cabeças nasceram há mais de 250 anos e continuam a entreter até hoje milhões de crianças em todo o mundo. No entanto, desde que começaram a ser fabricados em série, em meados do século XIX, têm evoluído imenso e, atualmente, são notórias melhorias a vários níveis: textura, qualidade, tamanho e temáticas.

Fazer puzzles ou quebra-cabeças parece um mero passatempo, mas é uma das atividades mais completas e benéficas para as crianças, dado que fomenta o desenvolvimento de diferentes habilidades mentais e sociais. São muitos os seus benefícios destes jogos, dos quais destacamos:Puzzle Eurekakids

  1. A melhoria da capacidade de observação, análise, atenção e memória visual: é necessário ter um esquema prévio da imagem do puzzle e recordar em que lugar têm de colocar cada peça.
  2. O desenvolvimento da coordenação motora e da capacidade de dominar o corpo: a construção de puzzles implica um processo de tentativa-erro constante que exige uma coordenação de mão e olhos. É preciso uma observação permanente dos detalhes e manipulação contínua das peças, até encontrarem a solução.
  3. O exercício divertido da motricidade fina: fazer um quebra-cabeças exige trabalho ao nível da motricidade fina dos dedos através da manipulação das peças e dos movimentos para as colocar na devida posição.
  4. O estímulo da aprendizagem e o desenvolvimento da inteligência: é uma atividade que exige lógica, pois é preciso pensar em diferentes estratégias para conseguir montar todo o conjunto, o que acaba também por estimular inteligência espacial.
  5. O desenvolvimento de competências sociais e de cooperação: além de ser uma atividade que pode ser realizada em grupo, o que implica coordenação de um trabalho em equipa, desenvolve a capacidade de tolerância e paciência, o que contribui para a aquisição de competências ao nível da resolução de problemas.

Além de todos estes aspetos benéficos, os puzzles são brinquedos que acompanham o crescimento com as crianças e podem até passar de um irmão para outro. São também muito bons, porque proporcionam momentos de pura diversão e entretenimento, quer para adultos quer para crianças, podendo até ser uma ótima atividade para ser realizada em família.

Com estes jogos, os mais novos são capazes de estar longos períodos de tempo entretidos, sem se fartarem da atividade, por ser interessante, divertida e desafiante. Hoje em dia, há no mercado muitos tipos de puzzles e quebra-cabeças, apropriados para cada uma das diferentes fases de crescimento das crianças. É importante escolher um puzzle ou quebra-cabeças adequado à idade da criança, para que a sua construção não seja frustante ou pouco motivadora.

Para a faixa etária dos 18 meses aos 3 anos, aconselhamos o puzzle encaixável Dinossauros Chunky Janod, composto por 7 dinossauros de encaixar. As peças grandes de madeira e os relevos que ajudam a localizar o lugar das mesmas são o ideal para crianças tão pequenas.

Puzzle encaixável dinossaurios chunky Janod

Sugerimos também o puzzle gigante “The magic castle” da Ludattica está indicado para idades entre os 3 aos 6 anos, que tem uns desenhos fantásticos de um castelo encantado, com ogros, fadas e outros animais mágicos e vem numa sólida e útil caixa. As peças são de cartão grosso e de grandes dimensões.

puzle-gigante-the-magic-castle

Destacamos igualmente o puzzle da História do Homem Djeco, para crianças, dos 7 aos 12 anos, que, além de proporcionar às crianças uma forma fantástica de se entreterem, faz com que aprendam mais sobre a história do Homem e a sua evolução até hoje. É constituído por 350 peças e um guia com os principais sucessos da História.

puzzle-da-historia-do-homem-350-pecas

Na Eurekakids, além da Janod, da Ludattica e da Djeco, poderá encontrar puzzles e quebra-cabeças de outras marcas como Sentosphère, Devir, Diset, Eurekakids ou Cayro Juguetes. Venha descobri-los!

Categorias relacionadas:

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *