Os melhores jogos de construção para cada idade

Os jogos de construção, além de serem são brinquedos extremamente completos e divertidos, têm um grande valor educativo. De facto, são muitos os benefícios dos brinquedos de construção para as crianças em idade pré-escolar, já que estimulam as capacidades visuais, motoras e de coordenação, desenvolvem a inteligência, fomentam a criatividade e favorecem não só a autoestima mas também a autonomia.

Compostos, normalmente, por peças de cores diferentes, de pequena e média dimensão e de formas redondas, triangulares, retangulares, cónicas ou cilíndricas, os jogos de construção estão especialmente indicados para crianças entre os 12 meses e os 5 anos.

Obviamente, ao longo deste tempo, a manipulação deverá variar tendo em conta a idade, pelo que convém que o brinquedo se vá complexificando e tornando mais rico, acompanhando a maior maturidade e a criatividade mais aguçada da criança.

De seguida, indicamos aqueles que para nós são os melhores brinquedos de construção para cada faixa etária.

12 meses

Inicialmente, quando a criança ainda é muito pequena, é importante que um adulto mostre à criança o que fazer com as peças ou então lhe dê pistas sobre como proceder, sem falar e sem limitar demasiado as suas ações. Com a prática, o bebé começará a explorar novas possibilidades e construções, sem precisar de orientações.

Com 1 ano, deve começar por colocar-lhe as peças nas mãos. As primeiras experiências passarão, sobretudo, por bater uma na outra ou pô-las na boca, daí ser fundamental a qualidade dos jogos de construção.

Para esta faixa etária, sugerimos o Set city 1 super blocks 40 peças da Miniland Educational. O conjunto traz peças de grande dimensão, muito versáteis e desenhadas para as pequenas mãozinhas dos bebés.

Jogos de construção - Miniland Educational

18 meses

Aos 18 meses, é natural que a criança comece a evidenciar interesse por empilhar as peças, por construir pequenas torres com duas ou três camadas. Depois de as construir, concentrar-se-á na queda das peças. O mais divertido para o bebé nesta altura será, sem dúvida, este empilhar e derrubar de coisas.

Poderá ajudá-lo a pensar noutro tipo de manipulação, como pôr uma peça atrás da outra no chão em linha, formando um pequeno “comboio” que poderá empurrar.

Nesta fase, uma ótima opção é o jogo 46 cubos de madeira blocks Eurekakids. Com este brinquedo de peças de madeira de diferentes formas, com bonitos desenhos e com cores vivas, os mais novos desenvolverão a sua criatividade e começarão a fazer as primeiras construções. Não sendo de encaixe, as peças são facilmente derrubáveis, o que é se ajusta na perfeição às preferências da criança nesta fase.

Jogos de construção - 46 cubos de madeira blocks Eurekakids

2 anos

Aos 2 anos, a criança já tem capacidade para brincar com peças de diferentes formas, empilhá-las e criar diferentes construções, dando rédea solta à sua imaginação. É importante encorajá-la e incentivá-la a continuar.

Para esta idade, sugerimos o jogo Duplo peças básicas 6176 da Lego, que, contendo uma grande quantidade de peças de grande dimensão, permite uma infindável possibilidade de combinações e construções muito diversificadas.

Brinquedos de construção - Duplo peças básicas 6176 Lego

Se pretender algo um pouco mais complexo, então a nossa recomendação vai para o camião com reboque de carga de 30cm da Janod, que é um conjunto que traz um camião com um guindaste e um reboque de carga com 4 blocos magnéticos. Os mais pequenos divertir-se-ão a construir o próprio veículo mas também a carregar e a descarregar os blocos, com recurso ao guindaste.

Brinquedos de construção - Caminhão com remolque de carga de 30cm Janod

Dos 3 aos 5 anos

Entre os 3 e os 5 anos, as peças de construção podem combinar-se com outros brinquedos como carrinhos, comboios, bonequinhos, animais, entre outros.

As construções podem, agora, ser mais complexas e mais contextualizadas: ruas formadas por casas, um comboio que passa por baixo de uma ponte, túneis por onde passam carros ou até quintas com casinhas para animais.

Assim, para crianças com 3 anos ou mais, aconselhamos o jogo Duplo a fazenda 10525 da Lego. Com esta fantástica quinta, as crianças brincarão com os animais que lá vivem, saberão reconhecê-los e aprenderão a realizar construir a casa, o estábulo ou o celeiro. Com o trator, poderão começar a colher os produtos, enquanto as vacas comem no campo.

Jogos de construção - Duplo a fazenda 10525 Lego

Há ainda outra excelente opção o Barril bricolo redmaster 50 peças Janod. Este barril de cartão contém várias peças de madeira de alta qualidade para poder construir aviões, motos ou qualquer outro veículo que passe pela cabeça do seu filho. Será, sem dúvida, uma excelente tarefa para pais e filhos partilharem.

Jogos de construção - Barril bricolo redmaster 50 peças Janod

Temos muitos outros jogos de construção no nosso catálogo, de marcas pioneiras no mercado, como Janod, Lego, Miniland Educational, Quercetti, Krooom, Molto, Eurekakids, entre outras. Venha descobri-los!

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *