Jogos de blocos: muito mais que construção

Os brinquedos educativos, sob os mais diferentes formatos, têm um espaço cada vez maior no quotidiano dos mais pequenos, o que contribui muito para o seu desenvolvimento a todos os níveis. Os jogos de blocos são muito mais importantes do que, à partida, possam parecer. São, sem dúvida, imensos os benefícios dos jogos de construção. Comecemos pelo desenvolvimento motor: as crianças desenvolvem a motricidade fina, ao manipularem os blocos, coordenando simultaneamente, os movimentos das mãos, dos dedos e dos olhos. Além disso, enquanto estão a construir, as crianças usam as suas capacidades de resolução de problemas, pois têm de verificar quais as peças que funcionam melhor para atingirem o seu objetivo. Para isso, é preciso também ter capacidade de organização e planeamento, de modo a conseguir transformar a sua ideia em realidade. Outro aspeto positivo dos jogos de construir é o estímulo da criatividade. Com os blocos, os mais novos podem dar asas à sua imaginação e construir o que lhes apetecer a cada momento.

Para crianças bem pequenas, a Dolu propõe Os meus primeiros blocos de construção 100 peças. Estes blocos são de maiores dimensões do que os tradicionais, para seja mais fácil encaixá-los. Neste caso, o saco contém 100 blocos de diferentes cores e tamanhos para fazer construções. São ideais para que os mais pequenos desenvolvam a sua criatividade, para que comecem a familiarizar com as cores e as medidas e para que trabalhem a motricidade fina. Pode optar por sacos com mais ou menos peças, a marca tem várias alternativas.


A Lego tem, na sua linha Duplo, várias opções excelentes para os mais pequenos, como O meu primeiro carrossel. Com grandes blocos, será fácil construir um bonito carrossel giratório. Ao mesmo tempo, aprenderão a girar o carrossel e irão surpreender-se com os assentos que se movem devido àssuas engrenagens especiais. Inclui ainda três figuras de crianças e blocos decorados. Este jogo, além de ser ótimo para trabalhar a motricidade fina, também ajuda as crianças a perceberem a noção de causa-efeito.

Uma opção um pouco mais complexa mas também original é a Estação de bombeiros com 120 blocos de construção da Molto. Inclui 120 peças coloridas, quatro camiões de bombeiros e autocolantes para os decorar. Os mais pequenos divertir-se-ão a imaginar-se a sair do quartel e a apagar fogos. É um jogo que estimula a coordenação, a imaginação e o jogo simbólico.

A Eurekakids também propõe a Caixa de blocos fazenda 38 peças. O balde traz 38 peças, com as quais o seu filho te poderá recriar uma quinta bastante completa: com um agricultor, o seu trator e um cavalo. Mais uma vez, é um brinquedo ótimo para que as crianças desenvolvam a sua motricidade fina e também a orientação espacial.

O conjunto de construção Poly M 92 peças é perfeito para os mais pequenos deixarem a voar a sua imaginação. Estimula, pois, a criatividade e promove o desenvolvimento de habilidades motoras finas. As suas peças são flexíveis, silenciosas e laváveis. Inclui ângulos e tubos para aumentar as possibilidades de construção. Com este jogo, é ainda possível criar formas circulares e 3D.

Como vê, hoje em dia, há jogos de blocos muito completos. Claro que pode sempre optar por uma versão mais tradicional, porque a diversão está sempre garantida. Aliás, seja qual for o jogo de blocos coloridos que escolher, há coisas de que pode ter a certeza: os mais pequenos irão adorá-lo e não se cansarão de brincar com ele. Explore a nossa secção de brinquedos de construção e empilháveis e encontre o que procura!

Categorias relacionadas:

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *