Brinquedos: o que ofertar em cada idade?

Quando compramos um brinquedo, são muito os fatores que devemos ter em conta: que seja educativo, agradável aos sentidos, que não promova condutas violentas nem sexistas… Entre os fatores se encontram um fundamental: que seja adequado à idade da criança.

CarroJanod

Durante anos, os organismos especializados e as normas europeias insistiram na necessidade de indicar a que idade corresponde cada brinquedo. Sabes porquê? O fato de indicar as franjas de idade tem dois motivos: por um lado, determinar que artigos podem atender melhor as necessidades de educação e entretenimento das crianças em cada idade; por outro lado, assegurar a proteção delas. E é que quando um brinquedo é adequado para uma etapa da vida, é porque estimula o aprendizado e é seguro para eles em questão como materiais, peças pequenas, etc. Além disso, vários estudos demonstram que brincar com brinquedos apropriados para cada idade ajuda a desenvolver mais as capacidades físicas, cognitivas e criativas das crianças.

Cada brinquedo tem em sua etiqueta uma indicação sobre a idade na qual se recomenda utilizá-lo. Na hora de escolher um artigo de um catálogo de brinquedos, é fundamental prestar atenção nessa etiqueta. Também é interessante conhecer algumas pautas sobre os brinquedos mais recomendados para cada idade. Vamos ver algumas!

Brinquedos para bebês (0-2anos)

Os recém-nascidos aprendem através dos estímulos sensoriais e a manipulação dos objetos. Chupar, morder, cheiras, tocar… e sobretudo, observar, são suas atividades favoritas. Os brinquedos mais adequados entre 0 e 6 meses são aqueles que combinam formas, sons, cores e texturas: móbiles, chacoalhos, tapetes de atividades, peluches, livros macios, etc.

Pouco a pouco, as crianças vão adquirindo mais autonomia, e com ela chega a necessidade de explorar o entorno. Primeiro, através de engatinhar, e depois com os primeiros passos de pé. Os brinquedos mais adequados a partir dos 6 meses e até 2 anos são os que estimular sua coordenação e movimento, como triciclos, trotinetes, baloiços e andadores. Também os brinquedos educativos que marcam pequenos retos intelectuais: encaixáveis, bloques de construção, etc. Sem esquecer, alguns dos brinquedos mais universais: como as bolas e os peluches.

GorditasEurekakids

De 2 aos 5 anos

Ainda que a forma de brincar vai mudando, quando as crianças começam a caminhar, a partir de 2 anos a revolução é ainda mais grande. Os pequenos começam a tomar decisões e vão formando sua personalidade. Durante esta etapa da vida, é fácil escutar: “as crianças não param”, chega o momento do exporte, das manualidades, do desenho, das músicas e dos disfarces. Que escolher em uma loja de brinquedos para eles? Acessórios de pintura e desenho, casinhas de jardim, bonecas, cozinhas, garagens e vias,…

De 5 aos 8 anos

Superada a primeira infância, aos 5-6 anos, as crianças aprendem muito rápido. As habilidades adquiridas durante os anos anteriores se somam a necessidade de brincar e se relacionarem com outras crianças. Vão aumentando em importância os jogos de mesa, porque permitem pactuar regras e compartir habilidades, os jogos de construção, os puzzles, os jogos de lógica… E, por suposto, os brinquedos de simulação (cozinhas, casa de bonecas, garagens, etc.) que permitem recriar mundos imaginários, ou as bicicletas e patinetes.

Laboratorio Eurekakids

De 8 aos 12 anos

A partir dos 8 anos, há muito por descobrir, mas com um longo caminho feito já no mundo dos jogos e brinquedos. Que escolher para eles? Uma boa opção é comprar brinquedos que estimulam a intelectualidade e ajudam a sociabilizar e até um certo ponto, a competitividade: brinquedos científicos, jogos de mesa, puzzles, colecionáveis, carros com controlo remoto ou brinquedos criativos.

E vocês? Adicionariam alguma recomendação sobre que brinquedos a ofertar em cada idade?

Categorias relacionadas:

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *