Teoria das IM: A inteligência Visual-Espacial

Depois de falar dos princípios da teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e de escrever sobre a linguística-verbal e a lógica-matemática, hoje colocaremos o foco na INTELIGÊNCIA VISUAL-ESPACIAL

Já vimos que os seres humanos temos diferentes inteligências que interatuam entre si e que devem se potenciar globalmente para o correto desenvolvimento do indivíduo, mas também é certo que normalmente temos uma maior capacidade em alguma ou em várias destas inteligências. Assim pois, artistas, fotógrafos, engenheiros, topógrafos, arquitetos ou publicitários destacam por uma maior capacidade visual-espacial que se caracteriza pela especial habilidade para notar uma forma ou objeto.

A percepção espacial requer o intercâmbio de informação entre a pessoa e seu entorno, saber se situar no meio e coordenar os movimentos para se movimentar com sucesso nele.

Atualmente, graças sobretudo ao uso dos dispositivos eletrônicos, não precisamos colocar tanto esforço em nos orientar ou em saber interpretar um mapa, mas no passado este tipo de inteligência resultava de grande utilidade por exemplo entre os habitantes do Ártico pela uniformidade da paisagem, assim que cada detalhe contava na hora de encontrar o caminho de volta: marcas, formas que o vento deixa na neve, uma greta, uma roca…

O psicólogo e engenheiro Louis Leon Thurstone definiu a aptidão espacial como a habilidade para reconhecer uma figura cuja posição no espaço mudou e Gardner adiciona que esta habilidade cresce quanto mais se observa, ou seja, QUE DEVE SER TREINADA, como ocorre com o resto das aptidões

A propósito de aprender observando, Rudolhph Arneheim, psicólogo e filósofo Berlinés, explica em seu livro “Visual thinking” que mediante a visa, o indivíduo aprende de um modo mais rico, tanto em sensações como em matizes que somente se faz através da linguagem verbal: “Mais vale uma imagem que mil palavras”. Segundo ele, aprender somente do modo “convencional” limita a capacidade criativa”

“Se não podes desenhá-lo, é que não o entendo” Albert Einstein.

Além de Einstein, o prodigioso inventor Nicola Tesla era capaz de projetar mentalmente todas as peças necessárias para fazer funcionar uma máquina nova, montá-la e revisar seu funcionamento inclusive sem ter feito nenhuma maquete. Por sua parte, Miguel Ângelo podia lembrar todas e cada uma das obras que havia visto de outros artistas ainda que as tenha visto somente uma só vez.

Não é difícil então concluir que as crianças com uma alta capacidade visual-espacial são muito observadores, tem uma grande memória, tem facilidade para criar imagens mentais, orientar-se, desenhar e expressar-se graficamente, são bons estrategistas e tem a habilidade de antecipar as jogadas no jogos como o xadrez ou as damas.

Cabe mencionar que as crianças cegas também podem treinar este tipo de inteligência por que ainda que não possam perceber a perspectiva ou a cor, se podem reconhecer as formas geométricas, experimentar e deduzir o espaço mediante outros métodos como o tato, o ouvido e a distância entre objetos.

Qual é a maneira que podemos estimular as capacidades espaciais das crianças?

– Propondo atividades de desenho e pintura: mais simples ao princípio para ir introduzindo a perspectiva, o volume, a proporção, etc.,

– Atividades plásticas: modelar com diferentes materiais e experimentando com as formas.

– Jogos que contenham formas geométricas e que devam combinar-se, transformar-se, etc., e que representem um reto visual para a criança: puzles, riddle

– Condução de veículos: a criança aprende a determinar sua posição respeito a um espaço, calcular as distâncias, fazer giros e aperfeiçoar o movimento e a lateralidade.

Jogos de estratégia como as damas ou muito importante, o xadrez, que segundo Gardner caracteriza a perfeição a inteligência espacial porque se dever antecipar as jogadas que implicam memória visual e imagem mental de tabuleiro.

-Brinquedos de construção e/ou com ferramentas adaptadas a idade da criança: implica uma relação direta do pequeno com o objeto, realizar rotações do mesmo e vê-lo desde diferentes perspectivas: Stick and build o el Clic and build

Já sabes que na Eurekakids acreditamos que as crianças são gênios potenciais. Por isso, nos esforçamos em oferecer brinquedos que além de divertir, sejam um verdadeiro estímulo para o desenvolvimento global do teu filho.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *