Os melhores baloiços para crianças

Já se perguntou alguma vez porque as crianças gostam tanto de baloiços? O que as motiva a descer uma e outra vez pelo escorrega? Porque quando veem um baloiço sentem uma inquietante necessidade de andar nele? A resposta está na programação motriz inata e no sistema vestibular.

Estamos programados para aperfeiçoar os nossos movimentos à medida que crescemos, para conquistar o equilíbrio, a lateralidade, etc., aprender a caminhar e conseguir a eficácia motora. Para isso, usamos o nosso sistema vestibular, que se encontra no ouvido interno e cuja função consiste em regular o movimento e o equilíbrio corporal estabilizando a cena que temos diante dos nossos olhos.

Por isso, as crianças usam baloiços, para estimular o seu sistema vestibular, sem sequer saberem!  Colocam-no à prova por meio do balanço, dando voltas, rodando, escorregando a partir de um ponto elevado, etc.,

Podemos ajudar as crianças a desenvolver sua motricidade? Sim, proporcionando-lhes espaços que estimulem o movimento, tempo suficiente de brincadeira para evitar o sedentarismo.

Os baloiços provocam estímulos externos que favorecem as reações musculares reflexas e são adequados para ajudar a criança no seu desenvolvimento motor. Em seguida, mostramos-lhe os melhores baloiços para ajudar a criança nesta tarefa:

1- Os baloiços clássicos para crianças, permitem o balançar e requerem a coordenação de vários músculos do corpo, além de as fazer experimentar a velocidade.


2- Os  escorregas, ajudam com a lateralidade para subir a escada, o equilíbrio e a experimentar a aceleração.
3- Os balancins, mais conhecidos por “sobe e desce”, estimulam o sistema vestibular ao tratar de encontrar constantemente o equilíbrio corporal.
4- Os trampolins ou camas elásticas, possuem a mesma função dos e são, por isso, ótimos para as crianças melhorarem o equilíbrio corporal e para aprenderem a adaptar-se às constantes mudanças de posição.
5- As áreas de jogos com várias atividades: escalada, gatinhar, pontes com cordas, etc., agrupam várias das atividades que ajudam no desenvolvimento motor.
É importante escolher sempre o baloiço adequado para a idade da criança e ir aumentando a dificuldade ou sofisticação do mesmo de maneira progressiva para conseguir os melhores resultados.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *