Baloiços: tipos e conselhos para escolher um para o seu jardim

As crianças desfrutam dos jogos que os emocionam e os fazem sentir que há uma aventura em marcha. Os baloiços para crianças estimulam a sua imaginação e dão-lhes a oportunidade de brincar ao ar livre, sentir as cócegas das vertigens ao subir, balançar-se ou saltar. Além disso, os baloiços ajudam os pequenos a aprenderem a relacionar-se e a socializar, a compreender as normas de jogo, a negociar a vez e respetiva duração do uso do baloiço, etc. Por isso, e porque são muito divertidos, hoje falamos de que tipos de baloiços para crianças existem e como escolher o que mais nos convém.

Tipos de baloiço e o que ter em conta

Há uma infinidade de baloiços disponíveis no mercado, pois ao longo dos anos o design e os materiais evoluíram imenso. Desde os mais simples aos mais complexos e em função do uso edo espaço de que dispomos, existe um de acordo com cada necessidade. No entanto, há algumas questõ es importantes que é preciso ter sempre em conta, seja qual for a nossa escolha final.

O primeiro aspeto a ter em conta é a idade das crianças que vão usá-los. Obviamente, também é crucial que os baloiços e a sua instalação sigam as indicações da norma de segurança aplicável. Ainda assim, a vigilância da atividade das crianças por parte de um adulto deve ser constante, pois o facto de um baloiço seguir as normas de segurança não implica que os mais pequenos não se possam magoar. Uma das coisas que podemos fazer para evitar os possíveis percalços é pôr um piso de borracha ou algum tipo de superfície suave por baixo. Além disso, é importante que fixemos bem o baloiço ao solo, exceto sefor de bebé e se usar dentro de casa.

Os nossos baloiços para crianças favorito

Este é um baloiço para bebés que se dobra, sendo fácil de guardar e transportar. Pode usar-se dentro ou fora de casa e o assento de formas arredondadas está pensado especialmente para que seja cómodo. Tem um cinto de segurança e ajusta-se tanto à norma de segurança europeia como à francesa. Está indicado para bebés a partir dos 9 meses.


Este baloiço para crianças e área de jogos tem distintas atividades integradas. Podem brincar a esconder-se, deslizar,  trepar, escalar até jogar futebol ou basquete. Um baloiço para desfrutar ao máximo, descobrir novas formas de se divertirem e, sobretudo, brincar com a maior segurança. Está recomendado para meninos e meninas a partir dos 2 anos.

Outro baloiço de jardim que nos surpreendeu foi este. Trata-se de uma área de jogos bastante completa fabricada em madeira, e tem dois assentos e um “sobe e desce” para poder alternar estas duas atividades com segurança. Os mais pequenos irão divertir-se com este baloiço de madeira durante horas! Está recomendado para crianças a partir dos 3 anos, ainda que os assentos suportem até 70 kg de peso, exceto os do sobe e desce, que suportam 35 kg cada um.

Escalar e trepar, aprendendo a coordenar braços, pernas, mãos e pés… Todo um desafio! Este baloiço é uma cúpula em que as crianças podem fazer acrobacias e divertir-se ao ar livre, enquanto praticam uma atividade física. Tem degraus e uma rede para escalar, além de uma lona com buracos para os quais deverão fazer pontaria com uma bola. Está desenhado para crianças a partir dos 3 anos.

Uma casinha de madeira com escadas, janelas, um escorrega… Há maneira melhor de se divertir e brincar? Para se esconderem, treparem, deslizarem ou perseguirem-se, esta casa com a sua porta, a sua vedação e todos os seus detalhes é uma fantástica escolha. Além disso, é um baloiço muito resistente e duradouro e a sua montagem é simples.

Como vê, há opções para todos os gostos, orçamentos e interesses. Tem vontade de ver mais? Animamo-lo a visitar o nosso catálogo de baloiços de jardim e áreas de jogo e continuar a descobrir mais modelos e detalhes de cada um.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *