Os benefícios de colorir das crianças

Se de alguma forma nos divertimos todos de crianças, é colorindo. E é que todos lembramos os momentos que nos sentávamos na frente de um papel em branco e colocávamos nele tudo o que imaginávamos.

Hoje em dia, isso não mudou, a maioria das crianças seguem adorando expressar livremente seus sentimentos e emoções pintando e colorindo. Se trata de uma “ferramenta” através do qual as crianças compreender melhor o mundo que lhes rodeia e comunicam o que não são capazes de dizer mediante a linguagem.

O esforço de não sair dos contornos, permite às crianças aperfeiçoar seus movimentos, estimulando suas habilidades motoras finas e sua coordenação óculo manual. Este aspecto pode comprovar-se a medida que as crianças aperfeiçoam sua técnica desenhando dado que esta, vai diretamente relacionada com o seu nível de destreza, agilidade e precisão manual.

Mesmos assim, colorir também ajuda a enriquecer a coordenação bilateral, ou seja, a criança aprende a usar ambas as mãos simultaneamente. Este aspecto tem um papel primordial em suas posteriores capacidades básica como se vestir, amarrar o cadarço, ir em bicicleta, etc.

Além disso, pode transformar-se um uma benéfica terapia para a criança. Colorir promove aspectos tão importantes como a concentração e a atenção mas também logra que as crianças aprendam a fazer caso omisso das distrações que provêm de seu entorno, transformando-se em uma potente via de canalização de emoções.

Outro aspecto relevante, é que colorir pode supor o aprendizado de matérias totalmente dispersas. Se escolhem desenhos relacionados com temas específicos como pode ser o abecedário, os números, as tábuas de multiplicar… A criança além de colorir, estará assimilando outros conceitos de forma totalmente lúdica e natural.

Não há dúvidas que colorir permite a criança desenvolver um papel mais ativo em seu processo de aprendizagem, possibilitando uma maior compreensão do mundo que lhe rodeia, e deste modo despertando nela uma maior motivação por aprender.

Por ele, é importante introduzir a criança, desde edades tempranas, aos jogos para colorir para que assím, comece a desarrolhar todas as capacidades e habilidades que implica desde bem pequenos.

Como em Eurekakids sabemos o importante que é colorear para os pequenos, na sessão Desenhar e pintar da nossa web encontrarás muitos jogos para pintar que desenvolveram sua criatividade.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *