Os benefícios de brincar com a areia

Sabia que esta brincadeira tão simples é extremamente benéfica? Esqueça, por momentos, a sujidade em casa e a chatice de tirar a areia da boca ou dos olhos dos miúdos. Obviamente que, com crianças muito pequenas, é preciso atenção redobrada, mas os benefícios são, de facto, muito maiores do que os inconvenientes. Aliás, são tantas as vantagens que se torna difícil saber por onde começar…

Brincar com areia é muito importante, para o desenvolvimento sensorial dos petizes, pois estimula o tato (sentir texturas e temperatura), a visão (ver diferentes cores e formas), o olfato (distinguir diferentes cheiros), a audição (ouvir os outros).

O estímulo do tato tem implicações positivas tanto no crescimento como no desenvolvimento da coordenação motora das crianças. A coordenação motora fina é desenvolvida, por exemplo, através do toque e das tentativas de apanhar os pequenos grãos de areia. Já a ampla é melhorada através da movimentação livre e de atividades como correr, saltar ou rebolar.

Outra aprendizagem muito interessante é a aquisição de conceitos opostos, como “cheio” e “vazio”; “leve” e “pesado”; “seco” e “molhado”; “quente” e “frio”; entre outros, sobretudo quando lhe propomos atividades com formas, baldes e pás.

kit-de-4-forminhas-para-areia-ou-neve

Brincar com este elemento natural é benéfico para as crianças muito agitadas, dado que este tipo de atividade tem um efeito tranquilizador nelas, o que as ajuda a concentrar-se, a acalmar-se e a partilhar. Torna também as crianças mais resistentes a alergias e doenças, uma vez que o contato com a natureza estimula o sistema imunitário dos mais pequenos.

Além de estimular a memória dos miúdos, esta brincadeira desenvolve não só a criatividade mas também a noção de planeamento e respetivo delineamento de estratégias, pois são eles que decidem o que vão criar e como o vão fazer.

As brincadeiras com esta matéria são quase ilimitadas: observar a areia a escorrer por tubos, canos, funis e garrafas de plástico; desenhar com pauzinhos, usando-a como superfície; planear e construir caminhos, castelos, montanhas, animais…; fazer comidas com panelinhas, tachos, colheres, pás e outros elementos da natureza (folhas, paus, flores…); cavar buracos; esconder e encontrar objetos; enterrar e desenterrar partes do próprio corpo…

Mas onde brincar com areia? No parque, por exemplo. O olfato e o tato são sentidos muito importantes para as crianças no segundo ano de vida, por isso, com essa idade, o ideal é levá-las ao parque e ensiná-las a brincar com a areia, com a ajuda de um balde, de uma pá e de diferentes moldes. Mais tarde, já será mais fácil e conveniente levá-los até à praia. Com camiões, tratores, moldes de animais, de construções, carros, e outros brinquedos de praia, poderá animar os mais novos a criar histórias. Poderão estar lá sentados a brincar durante um bom tempo, não esquecendo (claro!) os horários adequados para o fazer, por causa do sol, e usando sempre o protetor solar.

conjunto-para-fazer-castelos-de-areia-azul

Quando não há um parque ou praia perto, também já há excelentes soluções no mercado: as caixas de areia para crianças. Também conhecidas por tanques de areia infantil, têm um espaço amplo, mas bem delimitado, o que ajuda ainda na questão do respeito pelos limites e da partilha do mesmo espaço. É muito salutar para a convivência, visto que permite a interação com outros miúdos através da linguagem, enriquecendo o vocabulário, tornando-os mais comunicativos e criativos e promovendo a socialização e a solidariedade.

caixa-de-areia-madeira-quadrado-119cm

Ao favorecer a brincadeira em grupo, a caixa de areia infantil leva as crianças a planearem juntas o que irão criar. Desta forma, mesmo as mais tímidas conseguem trabalhar melhor e interagir com as outras sem se exporem demasiado.

caixa-de-areia-com-toldo-palm-beach

Bem, agora que já conhece os benefícios de brincar com areia, já pode planear diferentes atividades com os seus filhos, no parque, na praia ou mesmo no jardim aí de casa. Só precisa de alguns brinquedos para o efeito e muita imaginação. Visite a nossa loja on-line e inspire-se!

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *