Loopings de madeira para dar voltas sem parar

Utilizamos a palavra inglesa looping para nos referirmos a coisas que se desenvolvem em “espiral”. Se se trata especificamente de um looping brinquedo, é porque estamos a falar desse tipo de jogos em que há uma série de arcos fixos de cores e diferentes peças que se movem para cima e para baixo: como circuitos de desenvolvimento vertical em que o mais importante não é o destino, mas a aprendizagem durante o caminho.

Este tipo de loopings, além de divertidos, têm três ótimos benefícios: ajudam ao desenvolvimento da motricidade fina, promovem a coordenação olho-mão e potenciam as habilidades com as mãos. E se, além disso, forem fabricados em madeira, respeitam o meio ambiente e são muito especiais (como todos os brinquedos feitos deste material!).

O Via de comboio labirinto com contas Arco-íris da Hape é um fantástico exemplo. Com ele ,as crianças podem brincar de muitas maneiras, subindo e descendo as peças, colocando-as em diferentes posições e combinações, mas também brincando como circuito inferior, que contém um pequeno comboio.


A Hape também concebeu outro looping de brincar que ainda dá mais voltas e se eleva mais na vertical. E o melhor é que, além de ser divertido e de ajudar a desenvolver a coordenação e a motricidade, é perfeito para aprender a contar os números e a distinguir as cores. É o Looping Ring Around a Rosy.

Somos obrigados a falar novamente de modelos da Hape, pois temos de referir o Super Labirinto Original, com o qual os mais pequenos vão passar um bom bocado a fazer escorregar as contas. Como este labirinto tem 4 pistas, poderá ensinar às crianças expressões como “para cima”, “para baixo”, “à volta” e “através de” para descrever a ação.


Os loopings combinam muito bem com outro tipo de atividades, por isso recomendamos também a Balança looping e empilhável da raposa e da rena da Janod. Num mesmo brinquedo, há uma balança que ajuda as crianças a desenvolver o pensamento lógico e a coordenação; em cima dela, duas figuras empilháveis de uma renae de uma raposa, que se podem construir de forma independente ou misturando peças entre si; e, finalmente, um looping com peças para mover entre os arcos. Definitivamente, este brinquedo irá pôr as crianças à prova: não será nada fácil brincar com todos estes elementos mantendo o equilíbrio.


E segostou de todos estes loopings, não pode perder a nossa secção de brinquedos de estimulação e manipulação para bebés!

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *