Hora do banho: Conheça os diferentes tipos de banheiras

Lavar as mãos antes das comidas ou escovar os dentes são exemplos de bons hábitos (ou rotinas) que formam parte da educação da criança e que estimulam um desenvolvimento são. A hora do banho é indispensável no final de um dia de brincadeiras e de se movimentar muito, ter todo tipo de experiências, aprender canções e se manchar com as comidas… Um banho agradável relaxará aos pequenos e lhes preparará para um sono reparador.

Child bathing

Para os pais de primeira viagem, escolher a banheira mais apropriada, pode resultar uma tarefa complicada. Existem muitas variantes que podem condicionar sua escolha: desde o espaço disponível, o tipo de banho que há na casa, as preferências em quanto ao desenho ou inclusive, a busca do método mais parecido ao que o bebê estava acostumado antes de nascer, no ventre materno.

Sobre este último sistema de banho, existem banheiras de paredes altas e espaço reduzido que abraçam literalmente aos bebés. Com a água na temperatura adequada ao bebé, sentira a agradável sensação de estar novamente protegido no ventre materno.

Além destes modelos, existem outros sistemas para os primeiros dias de banho, do bebê nos quais, um espaço muito grande pode intimidá-lo. Para evitar isso, há banheiras de transição de pequenas dimensões que se adaptam inclusive em uma pia de banheiro (consultar medidas). Com elas, o bebê se sente aconchegado, resultam muito práticas porque proporciona aos pais uma postura ótima para essa tarefa e permitem uma manutenção rápida do produto. Seu uso pode variar, mas está estimado entre os 6 e 12 meses de idade dependendo da criança.

Outros tipos de banheiras infantis são as que se colocam no interior da banheira de casa. Também são bastante fáceis de usar e para esvaziar é simples, sem tubos ou dispositivos especiais. Normalmente incluem um pequeno assento ergonômico, normalmente extraível, além de um tope que evita que os bebês que ainda são muito pequenos, escorreguem em seu interior. Ainda que seu uso é totalmente recomendável e para os bebês são muito cômodas, são os pais quem poderão apreciar o inconveniente de ter que se ajoelharem e usar os lumbagos para levar a cabo essa tarefa. No entanto, o preço desse tipo de produto é bem mais reduzido, e ocupam pouco espaço, comparadas às que incluem apoio.

Baby bathing

As banheiras infantis com apoio se dividem principalmente em 2 tipos, as compactas ou as que se podem dobrar. Essas últimas, normalmente tem uma estrutura metálica, que uma vez fechada ocupa pouco espaço, e de uma banheira que se ajusta à estrutura. Se esvazia através de um tubo. Esse tipo de banheira é muito cômoda para pais e filhos e sua manutenção é bastante simples. De todas as formas, e sempre tendo em conta as circunstâncias de cada casa e família, a opção estrela é a banheira compacta. Além de seu uso como banheira, incorpora um trocador muito prático que normalmente é utilizado várias vezes ao dia facilitando muito a troca de fraldas, já que coloca o bebê na altura da cintura dos pais. O trocador é uma autêntica mesa de trabalho onde os pais podem vestir, pentear e trocar aos bebês comodamente e com tudo à mão já que normalmente incluem bolsos e espaços para organizar perfeitamente as toalhas, fraldas e lenços umedecidos, sabonete e cremes… Se tiver lugar suficiente, seu custo, superior aos modelos anteriores, se verá compensado em quanto à comodidade e aspecto prático.

Se no caso de banheira há um prato de ducha e o espaço é um problema, há soluções que se adaptam também, e são fáceis de usar e guardar.

Existem banheiras insufláveis ou de viagem, de segunda residência ou para saídas pontuais… pensadas para ocupar pouco espaço e que permitem um uso adequado e cômodo para os bebês.

E por último, se decidimos usar a banheira que usam os adultos, temos os acessórios especificamente idealizados para transformá-la em um lugar mais seguro. Deste modo, evitaremos por exemplo, que os bebês escorregam em seu interior. Encontraremos desde suaves espreguiçadeiras, até assentos de banho com fecho de segurança.

Uma vez dito isto, somente cabe analisar qual é a melhor opção para cada caso e … para a água patos!

Categorias relacionadas:

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *