Conheça os principais tipos de camas de bebé

Se pensar na decoração e mobiliário do quarto do bebé é uma tarefa difícil, escolher a cama é ainda mais complicado, sobretudo quando se trata do primeiro filho. É preciso ter em conta muitos aspetos, para optar pela alternativa mais adequada a cada situação.

Hoje em dia, há no mercado do mobiliário infantil muitas opções de camas de bebé, que devem ser estudadas, analisando características essenciais como a funcionalidade, a utilidade e o conforto, tanto para a criança como para os pais.

Berço de bebé tradicional

cuna-elephant-de-120por60cm-color-blancoOs berços tradicionais costumam ser as camas preferidas dos pais e dos bebés, visto que têm grades e proteções acolchoadas para que o bebé não tenha acidentes ou quedas enquanto está ali.

Além de poderem ser utilizados geralmente até aos 3 anos, são uma excelente opção para os pais, já que habitualmente é possível baixar ou retirar uma das barras laterais, o que facilita o acesso ao bebé e, por conseguinte, é mais rápido e cómodo satisfazer as suas necessidades.

Miniberço

O miniberço é, como o próprio nome indica, uma versão reduzida do berço convencional. Há muitos pais que o dispensam e optam logo pela cama de grades. A grande vantagem deste tipo de berços é a pouca área que ocupam. Assim, podem adaptar-se facilmente a qualquer espaço. Como muitos têm rodas, também se podem comodamente levar de uma divisão para outra.

Os pais que querem ter o bebé perto nos primeiros tempos escolhem este tipo de cama, já que a podem colocar no seu quarto. Uma desvantagem: o pouco tempo de uso. Como são pequenos, geralmente só dão até aos quatro ou cinco meses.

Berço Moisés

moises-de-ratanÉ uma variante do berço tradicional, que também se caracteriza por ter dimensões reduzidas, não excedendo um metro de comprimento normalmente. O aspeto mais habitual do berço Moisés é arredondado, semelhante a uma alcofa, mas com uma estrutura mais sólida. A versão mais atual, que se pode encontrar em muitas lojas de puericultura, é retangular, mas a base e as laterais são em tecido, que pode ser retirado para lavar.

Tal como o miniberço, pode ser colocado em qualquer lado e pode ser deslocado facilmente. Este modelo é, por norma, usado nos primeiros três ou quatro meses de vida do bebé.

Berço co-sleeper

Os berços co-sleeper tornaram-se uma excelente alternativa para os casais modernos, pois, com eles, os pais têm a possibilidade de os juntar à sua cama, tendo acesso ao bebé sem terem de se levantar.  Deste modo, este modelo acaba por funcionar como uma extensão da cama de casal, mas com a vantagem de haver um espaço cómodo destinado ao bebé.

Para as mães que amamentam, é uma opção muito confortável e prática, pois basta um pequeno gesto, para colocarem o bebé no peito.

Berço convertível

Os berços convertíveis têm, hoje em dia, cada vez mais adeptos e é fácil perceber porquê: são uma aposta a longo prazo, dado que mais tarde se podem transformar numa cama individual. Nessa altura, a cómoda passa a utilizar-se como móvel separado, sendo um outro elemento na nova decoração do quarto da criança.

O aspeto negativo da escolha deste tipo de berço é o elevado investimento inicial, já que estes modelos costumam ser bastante mais caros que os normais. No entanto, acabam por significar uma grande poupança, pois vão-se adaptando às necessidades da criança à medida que esta cresce. Desta forma, os pais não terão de comprar mobília nova, quando o filhote crescer um pouco.

Cama de viagem para bebé

cama-plegable-curve-dream-zinc-hibiscusAs camas de viagem para bebé são, como dá a entender o seu nome, camas portáteis. Geralmente, são usadas pelos pais, quando vão de viagem ou quando têm de deixar o bebé com alguém que não tem um berço em casa. Uma das particularidades deste tipo de camas é o facto de se poderem fechar e arrumar facilmente num saco próprio, ocupando pouco espaço, para facilitar o transporte. Por norma, a montagem também é muito fácil. Estas camas, apesar de simples, são muito confortáveis para os bebés e práticas para os adultos.

Atualmente, muitas marcas de puericultura apostam no fabrico de modelos cada vez mais modernos, práticos e cómodos, mas, sem dúvida, a marca de referência neste âmbito continua a ser a Micuna, uma marca espanhola de mobiliário de bebé, que é sinónimo de fiabilidade, segurança, beleza e conforto. Na nossa loja on-line, encontrará muitos tipos de berços e camas de bebé, desta e de muitas outras marcas. Venha explorar toda a nossa coleção e eleja o seu modelo preferido.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *