Conselhos para dar banho ao seu bebé

O banho deve ser um momento relaxante não só para o seu bebé mas também para si. Para que tudo corra bem, é essencial ter ao seu alcance tudo de que vai precisar: toalha, produtos de higiene, pente ou escova, termómetro de banho, fraldas, roupa limpa e, claro, uma banheira para bebé. Além disso, é conveniente estar consciente de algumas medidas de segurança que deve seguir.

A hora do banho, passo a passo

Bebé hora del baño1. Antes de começar a preparar o banho propriamente dito, verifique se a temperatura ambiente está entre 22 e os 25° C e se não há possibilidade de haver correntes de ar.

2. Encha a banheira de bebé, primeiro com água fria e depois a quente lentamente até atingir uma temperatura estável e adequada (entre os 35° e os 37°). Comprove a temperatura com um termómetro de banho ou então com o cotovelo. Para recém-nascidos e bebés de até 6 meses, a quantidade de água deve ser suficiente para cobrir o bebé com água até os ombros (cerca de 13 centímetros de água, mais ou menos oito dedos). Caso o bebé já tome banho sentado, nunca o coloque com água acima da linha da cintura.

3. Dispa o bebé, limpe convenientemente a zona da fralda, e mergulhe-o com cuidado na banheira. Nunca deve colocar o bebé de pé na banheira ou deixá-lo sozinho, nem por um momento. Um bebé pode afogar-se em 2 centímetros de água e em menos de 60 segundos

4. Coloque-se ao lado da banheira, passe o braço por baixo das costas do bebé, alcance o seu ombro do lado oposto com a mão e deixe que a cabeça do bebé fique pousada no seu antebraço. Segure-o bem pela axila e não o largue em momento algum. Usando a outra mão, comece por lavar a cara sem sabão, apenas com água tépida. Ensaboe o resto do corpo, massajando cuidadosamente e dando especial atenção às pregas. Passe por água.

5. Para lavar as costas e nádegas do bebé, vire-o delicadamente na banheira, apoiando o peito dele sobre o outro braço e segurando-o com firmeza pelas axilas. Lave e enxague. Para o cabelo, é melhor utilizar um champô especial, suave e com pH neutro, que não provoque ardor se entrar em contacto com os olhos.

6. Os bebés não devem estar na água más de cinco minutos. Com um banho longo, a água pode começar a ficar fria. Terminado o banho, retire-o calmamente da banheira e envolva-o com uma toalha com capucho. Dê-lhe um bom abraço e seque rápido o corpinho do bebé, tendo, mais uma vez, especial cuidado com todas as dobrinhas. Evite deixá-lo muito tempo sem roupa, e depois do banho mantenha-o quentinho, com recurso a uma manta ou ficando com ele no colo.

O ritual de higiene
Soporte Summer InfantAté aos 8 meses de idade, não dê banho ao bebé na posição sentada e use uma banheira para bebé de plástico. São várias as opções no mercado: banheira de bebé com suporte, banheira com trocador, assento para banheira de bebé, redutor de banheira para bebé

Depois desta etapa, pode passar a dar banho ao bebé na sua banheira de sempre. Para isso, há cadeirinhas, apropriadas para banheiras grandes, que podem ajudar os pais a manter o bebé em segurança durante o banho. Mais tarde, quando o passar para a banheira grande, pode aproveitar para tomar banho com ele. Será certamente uma experiência muito engraçada,mas terá de redobrar a sua atenção.

O momento do banho deve também ser aproveitado para limpar as orelhas, com um cotonete, no entanto, tal deve ser feito com muito cuidado e apenas exteriormente. Enquanto são muito bebés pode limpar as pregas dos braços, pernas e pescoço com recurso a compressa de tecido não tecido humedecida com água tépida. Uma vez por semana, deve também lembrar-se de cortar-lhe as unhas depois do banho, pois estas estarão mais finas e moles, sendo mais fácil proceder ao seu corte.

Um momento de diversão e relaxamento

Tomy HippoQuando deixamos que o bebé mexa as pernas e chapinhe durante o banho, estamos a estimulá-lo fisicacamente e, ao mesmo tempo, a contribuir para que goste deste momento e se adapte a este ritual. Há pediatras que aconselham o banho diário e outros que pensam que fazê-lo em dias alternados é mais do que suficiente. Seja qual for a sua opção, é importante que o bebé crie hábitos desde cedo, por isso deve dar banho ao bebé, sempre que possível, à mesma hora. Aproveite este moemnto da rotina diária para se divertir com ele, cantando e entrando nas suas brincadeiras. Não se esqueça de que, geralmente, a partir dos 12 meses, já é seguro o bebé já ter a companhia de brinquedos para banho na banheira.

Tomar banho proporciona ao bebé uma grande sensação de bem-estar, visto que estar mergulhado em água quente é relaxante e agradável. Se o fizer sempre no mesmo horário, como, por exemplo, antes de jantar, contribuirá para que o seu bebé tenha um boa noite de sono.

Compartilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *