Como estimular o respeito pela natureza? Brincando!

Afortunadamente, cada vez estamos mais e mais conscientes com o respeito e a preservação da natureza. São muitas as vozes que nos estimulam a isso, e é do sentido comum cuidar o lugar onde vivemos e fazer tudo o possível por conservar sua beleza natural.

Como país, também podemos contribuir para sua conservação ensinando aos nossos filhos a querê-la, respeitá-la e protege-la de diferentes maneiras. A primeira, é com o exemplo: reciclando, escolhendo produtos biodegradáveis, mostrando preferência por empresas que respeitam o meio-ambiente, etc.

Animal's textures EurekakakidsOutra maneira é através do jogo. Brincando podem aprender sobre os animais, suas costumes, habitats, tipo de alimentação, espécies, assim como outras particularidades. Isso fará que lhe respeitem mais e por isso, que desejem protege-los. Sabia que os polvos tem um pico como o dos louros, que tem 3 corações, que sabem imitar outras espécies animais e que a sangue é azul? Conhecer este tipo de divertidas curiosidades estimulará o interesse pela natureza e aprenderão a querê-la.

Little cooperationEscolher brinquedos de animais, onde o protagonista seja um animal ajudará também a reforçar estes ensinamentos. Existem puzzles do globo terrestre onde se pode aprender sobre a fauna por países, outros brinquedos ensinam como são os animais de filhotes em contrate com a idade adulta, qual é a sua textura, que alimentos preferem ou que sons emitem.

Mapa mundi puzzle magnéticoMesmo assim, conhecer mais a fundo nosso plante e quem são os seus habitantes também ajuda a querer preservá-lo. Estudar os países, os costumes de diferentes raças, peculiaridades de sua cultura e outras características que o fazem diferentes, aumentará o interesse da criança pela sua proteção.

É divertido saber, por exemplo, que na Mongólia existem mais cavalos que pessoas, que na Nova Zelândia há mais de 300 ovelhas por cada habitante ou que se calcula que existem uns 10.000 vulcões no chão oceânico.

Através de brinquedos científicos como um globo terrestre infantil, puzzle mapa do mundo e outros… ajudaremos as crianças a terem entusiamo com o nosso planeta e conhecerão sua grandiosidade e majestosidade. Conhecer é querer.

Science4you Kit SolarExistem jogos científicos que ao mesmo tempo ajudam a compreender fenômenos físicos ou geológicos mais em profundidade. Se a criança já tem um interesse especial pelo que lhe rodeia, estes brinquedos são ideais: criação e desenvolvimento de um vulcão como os de verdade, aprender a montar um carro que funciona com energia solar, experimentos com eletricidade estática, etc.

Sentosphère por exemplo é uma empresa que aposta pelos brinquedos criativos e dos tipos científico. Science4you também soma a iniciativa com jogos muito divertidos e curiosos para que as crianças aprendam um montão.

Devemos aproveitar a curiosidade da criança, e por isso oferecer estímulos diferentes dos que normalmente tem, como televisão ou vídeo game. Desta maneira, abrimos sua mente e lhes ajudamos a crescer como pessoas.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *