Como aprender geografia a brincar

Em qualquer lista de presentes não podem faltar os brinquedos educativos que permitem descobrir, sensibilizar ou despertar a curiosidade dos mais pequenos sobre as ciências, o mundo animal, a matemática, a história, a natureza, a astronomia, as línguas, a música…

Todas estas áreas de conhecimento, fundamentais para compreender o mundo que nos rodeia em todas as suas dimensões, são suscetíveis de ser experimentadas e trabalhadas através da brincadeira. Brincar é uma ferramenta altamente eficaz de aprendizagem, que não só permite adquirir conhecimentos de forma muito mais amena, mas também cria mais e mais interesse e curiosidade para continuar a aprender!

A geografia é uma das protagonistas indiscutíveis dos brinquedos educativos. Aprender coisas sobre países e continentes; descobrir mais sobre os costumes, línguas ou tradições que caracterizam cada um deles; identificar os monumentos e as atrações turísticas das diferentes regiões do mundo; conhecer os animais e plantas particulares de cada uma delas… tudo isto e muito mais é possível graças aos jogos de geografia.

Mapas-mundi para crianças

Os mapa-mundi para crianças são fascinantes. Em formato puzzle ou magnéticos, são um brinquedo educativo muito completo, que ajuda as crianças a entender a composição e a dimensão do mundo que lhes desperta a curiosidade por aquilo que ocorre em qualquer parte do mundo.

De entre eles, não pode perder o Mapa-mundi magnético em formato puzzle da Janod. Cada país ou região tem o seu próprio íman, com o nome, a capital e uma ilustração característica, e coloca-se no seu espaço correspondente no mapa. Uma forma lúdica e divertida de aprender geografia.

puzzle-mundo-magnetico-version-espanol

Mas um mapa-mundi genérico não é a única opção. No catálogo de brinquedos de geografia da Eurekakids encontrará mapas-puzzle de regiões específicas do mundo, como o mapa magnético de Itália da Eurekakids ou o puzzle magnético de Espanha da Janod; ou mapas-mundi temáticos, como a Maleta puzzle de crianças e animais do mundo da Janod.

maleta-puzzle-208-pecas-criancas-e-aimais-do-mundo

Globos terrestres

Os globos terrestres infantis são também um brinquedo clássico, que alguns utilizam inclusivamente como elemento de decoração. Quem nunca brincou a colocar o dedo em cima de um país de forma aleatória e imaginou como seria viajar até lá?

Os globos terrestres tradicionais continuam no mercado, mas também há modelos que se modernizam, que oferecem experiências ainda mais enriquecedoras e participativas. O Smart globe infinity da Diset possibilita viajar pelo mundo e conhecer culturas, histórias, climas… com a ajuda de um lápis interativo. O globo terrestre insuflável com animais da Eurekakids permite encontrar mais de 270 animais de todo o mundo.

globo-terraqueo-insuflavel-com-animais-45cm-idioma-ingles

A Nova Rico propõe diferentes modelos de globos terrestres, desde os mais tradicionais até aos mais modernos, como o Globo terrestre orion com luz 25cm, Este globo terrestre para crianças é um 2 em 1: mostra a cartografia física quando está apagado e a política quando está aceso. Um planeta, duas geografias!

globo-terraqueo-orion-com-luz-25cm

Brinquedos de geografia

E, além de mapas-mundi e globos terrestres, existem outros brinquedos que nos ajudam a despertar o interesse pela geografia. A Educa Borras tem uma ampla gama de brinquedos interativos para aprender curiosidades sobre o planeta, como fenómenos naturais, bandeiras, tradições… Os Conector (“Geografia” e “Enciclopédia”), são alguns exemplos.

E no campo dos jogos de pergunta-resposta de geografia, recomendamos-lhe o jogo A volta ao mundo da Brainbox.

jogo-de-memoria-o-mundo-castelhano

Então, com qual fica? Já sabe que não pode faltar um brinquedo de geografia na sua wish list!

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *