Brinquedos para praticar matemática

A matemática está presente nas coisas mais simples do dia a dia e, desde cedo, é importante cativar os mais pequenos para a sua importância. Através de brinquedos e jogos matemáticos, é possível desenvolver competências essenciais em crianças de tenra idade, ao mesmo tempo que se coloca de parte a ideia de que a matemática é um “bicho papão”. Conscientes da importância destes brinquedos na vida diária das crianças, as marcas de puericultura estão a investir na conceção de jogos educativos de matemática que garantam diversão e aprendizagem em simultâneo.

Decidimos escolher alguns para lhe apresentar. Fique desse lado, pois vai ficar surpreendido com os brinquedos que pode comprar para praticar matemática com os miúdos aí de casa.

Para crianças bem pequenas, há o Ábaco de madeira da Eurekakids. Este instrumento de cálculo foi inventado na Ásia menor e é considerado o antecessor da calculadora digital moderna. Utiliza uma espécie de missangas que deslizam ao longo de uma série de ripas para representar as unidades, dezenas, centenas, etc. Com este bonito ábaco de madeira, as crianças começarão a ter noções de cálculo enquanto se divertem movendo as missangas de cores vivas de um lado a outro. Este brinquedo está indicado para crianças a partir dos 18 meses.

Outra excelente proposta para crianças mais pequenas é o Tabuleiro magnético letras e número da Quercetti. Este brinquedo tem 2 faces: de um lado é possível desenhar e apagar vezes sem conta, e do outro dá para fazer divertidas composições com letras, números e outras peças magnéticas que fazem parte do conjunto. É muito resistente e seguro, por isso os mais pequenos podem usá-lo durante muito tempo. É recomendado para crianças a partir dos 4 anos de idade.

O original Trifacta jogo de somas e subtrações da Eurekakids fará as delícias de miúdos e graúdos. O jogo consiste em colocar as fichas numeradas no tabuleiro triangular de modo que o resultado das somas e subtrações corresponda com o resto das fichas. O primeiro apôr todas as suas cartas e a dizer “tri-FACTa” vence. Somar e subtrair será muito divertido com este brinquedo! Apto para crianças com 6 anos ou mais.

E o que dizer do Jogo de matemáticas Even Stevens Odd da Eurekakids? Simplesmente fantástico! O objetivo é ser o primeiro a resolver 10 desafios matemáticos e agarrar o simpático Steven. Este jogo é ideal para que as crianças e até adultos aprendam a fazer operações matemáticas à velocidade da luz. Recomenda-se a partir dos 8 anos.

São vários os brinquedos de matemática concebidos pela Eurekakids, mas não podíamos deixar de falar no Jogo Cubo Riddle. Com este jogo, as crianças não só podem brincar sozinhas, mas também podem competir com os amigos. Só terão de resolver os desafios propostos pelas cartas. Virando, esticando e entortando o cubo elástico, terãode recriar o desenho ou palavra que aparece na carta em menos de 60 segundos. O primeiro a acabar cinco desafios vencerá! Também é recomendado para crianças a partir dos 8 anos.

Estes são os jogos educativos de matemática que elegemos para lhe mostrar o quão divertida pode ser a matemática para os mais novos. Qual foi o jogo matemático que mais o surpreendeu?

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *