Bicicleta com rodinhas ou sem pedais?

Todos sabemos que não é nada fácil aprender a andar de bicicleta. A criança não tem equilíbrio e não sabe muito bem como andar nela sem cair.

O método tradicional de aprendizagem tem sido sempre a bicicleta com rodinhas, método muito eficiente para que os papás “fiquem tranquilos”, no entanto, é muito pouco frutífero na altura de desenvolver o equilíbrio, sendo que as crianças estão na sua zona de conforto de onde não quererão sair voluntariamente.

Quando chega o momento de tirar as rodinhas… temos de começar tudo do zero! Com as rodinhas a criança apenas aprendeu a travar e a não virar o volante muito bruscamente, mas em momento algum se esforçou para desenvolver o equilíbrio e, portanto, entra em pânico no momento em que lhe tiram o seu ponto de apoio.

É por isto que, há algum tempo, começámos a ver um método alternativo para aprender a andar de bicicleta que é muito mais eficiente do que o método tradicional, a famosa bicicleta sem pedais.

Há quem se pergunte, como é possível andar de bicicleta sem pedais? Acontece que é justamente a ausência de pedais que é o grande benefício. A criança deve dar impulso com os seus próprios pés para aumentar a velocidade, desenvolvendo assim o equilíbrio de forma natural e progressiva. Para além disso, ao se poder equilibrar e virar sem riscos, adquire a segurança de que precisa para andar de bicicleta.

As bicicletas sem pedais são adequadas para crianças a partir dos 2 anos, permitindo que desenvolvam, desde muito pequenos, a sua capacidade psicomotora, que melhorem o seu sentido de orientação e aprendam as vantagens de desfrutar da bicicleta com autonomia e independência.

Assim, quando o pequenito já tem o equilíbrio e a segurança suficiente… chega o grande dia! O momento em que a substituímos por uma bicicleta como a dos papás ou, no caso de ser uma bicicleta evolutiva, adicionamos-lhe os pedais.

As bicicletas sem pedais são, definitivamente, a opção ideal para que os pequenitos deem o salto para a bicicleta dos grandes de uma forma mais fácil e menos dramática.

Dá uma vista de olhos nas bicicletas sem pedais e bicicletas evolutivas da Eurekakids, os pequenitos vão se divertir à grande ao mesmo tempo que desenvolvem o seu equilíbrio e segurança! Descobre-as em brinquedos sobre rodas na nossa loja online.



Compartilhar em:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *