O que são as bicicletas sem pedais?

Bikloon blauUma bicicleta sem pedais é o veículo que precede a bicicleta convencional e é uma excelente opção para ir preparando o pequeno/a para dar o salto para a bicicleta dos mais crescidos.

Aprender a andar numa bicicleta convencional parece fácil, mas para uma criança é grande desafio porque implica dominar o equilíbrio corporal, combiná-lo com a orientação espacial e ainda superar o medo de magoar-se ao tentar.

Por isso, quando as crianças não são suficientemente grandes para começar a andar de bicicleta, o melhor é começar com as bicicletas sem pedais. Além disso, optar por este tipo de veículos tem imensas vantagens:

  • Ajuda a criança a desenvolver o equilíbrio e a lateralidade e aprende a compensar o seu peso quando se impulsa com as pernas.
  • Contribui para melhorar a orientação espacial e a dominar a direção.
  • Permite-lhe aperfeiçoar a sua capacidade de análise quando avalia os riscos das viragens bruscas ou dificuldades do terreno.
  • Adquire maior segurança com a prática, o que lhe proporciona uma sensação de liberdade e autonomia.
  • Permite fortalecer os músculos das pernas.
  • Uma bicicleta sem pedais fomenta a vida saudável, logo desde tenra idade, convida a sair para passear e a estar em contacto com a natureza.

bicicleta-sin-pedales-training-bike-azulOs fabricantes especializados no mundo das crianças são conhecedores das vantagens das bicicletas sem pedais e poderá encontrar uma ampla oferta no mercado.

Há diferentes formatos, ainda que normalmente todas elas tenham em comum o design, baseado num ponto de gravidade baixo, que as torna mais estáveis, punhos especiais para proteger as mãozinhas e materiais resistentes e duradouros.Bicicleta Eurekakids

O material é mais uma questão de preferência, porque o peso não varia substancialmente entre as bicicletas de madeira ou as metálicas.

Por último, é importante destacar que alguns modelos, como os da Eurekakids, são evolutivos e dispõem de um mecanismo de pedais que se pode pôr só quando a criança esteja preparada. A bicicleta sem pedais transforma-se assim numa bicicleta convencional. E uma boa ideia, não é?

E a si… que modelos lhe agradam mais?

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *