Alguns brinquedos imprescindíveis para o berço

A principal finalidade do berço é o descanso do bebé. Os pequenos dedicam mais de um terço do seu tempo a dormir, algo fundamental para o seu desenvolvimento e crescimento. No entanto, no berço não dormem apenas. É habitual que as crianças passem algum tempo despertas ali, entre o sono e o sonho, ou quando os pais têm as mãos ocupadas e optam por deixá-los num lugar seguro. Para estes momentos, não é demais ter o berço equipado com alguns brinquedos que ajudem a distrair os petizes, mas sem pôr em risco o seu descanso ou a sua segurança.

O brinquedo de eleição deste tipo é o móbile de berço. É um elemento muito recomendável para o primeiro ano de vida, porque entretém a criança, ajuda-a a conciliar o sono e favorece o seu desenvolvimento.

Graças aos elementos pendurados, o pequeno aprende a focar e a dirigir a sua vista para aquilo que lhe chama a atenção: fomenta, pois, o seu desenvolvimento visual.

Também aprende a diferenciar as cores, e a prestar atenção às luzes, se existirem. Os sons que emite o móbile de berço também favorecem o seu desenvolvimento auditivo, e quando são um pouco maiores e tentam tocar nos brinquedos pendurados, vão desenvolvendo pouco a pouco a coordenação de movimentos.

Na hora de escolher um móbile de bebé, a melhor opção é confiar em marcas dedicadas ao mundo infantil e com experiência no campo dos brinquedos para bebé, como Tiny Love, Fisher Price, Nattou, Kaloo, Vtech, Baby Einstein, Lamaze… Para colocá-lo é preciso que ter em conta algumas coisas: não deve interferir na hora de levantar e deitar o bebé no berço, e deve estar bem fixado, a uns 25-30 cm da cabeça da criança, para evitar que caia em cima dela. Quando for maior, é melhor retirá-lo para evitar que se magoe.

Uma variante dos móbiles de bebé são os arcos musicais, as espirais de atividades ou os brinquedos pendurados que se podem colocar no berço, pendurado na parte de cima ou nas grades. Como no caso dos móbiles, são perfeitos para o desenvolvimento dos mais pequenos.

Outro brinquedo dos berços e de todo o mundo infantil em geral são os chocalhos. Típicos e universais, o seu som favorece e diverte o pequeno e, se for macio, a criança pode mordê-lo e agarrá-lo sem problemas. Além disso, é o brinquedo favorito dos adultos para brincarem com os bebés.

E, claro, não podem faltar na nossa lista de brinquedos imprescindíveis para o berço os doudous e peluches, de todas as formas e tamanhos. Os doudous são suaves, planos, alguns têm elementos que estimulam as crianças (nós, espelhos, chocalhos…), e são fáceis de agarrar.

Muitas pessoas asseguram que se se impregna o cheiro da mãe, quando ela não está, ter o doudou ao lado do bebé acalma o choro e serve de consolo. Os peluches para bebés também são ideais para o berço.

E, finalmente, na Eurekakids acreditamos que outro brinquedo muito recomendável para o berço são os livros para crianças de tecido. Ler à criança enquanto está no berço, passar as páginas e mostrar-lhe os desenhos é uma forma de entretê-lo… “plantando” também a semente de um futuro interesse pela leitura.

Acrescentaria mais algum brinquedo a esta lista? O que funciona ou funcionou melhor para entreter o seu bebé no berço?

Compartilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *