A importância da música para as crianças

“A música é para a alma o que a ginástica é para o corpo” Platão

A música é uma linguagem que não precisa de tradução, emociona-nos e toca-nos a alma sem dizer uma única palavra, tem também a capacidade de nos transportar para lugares e momentos das nossas vidas com apenas algumas notas.

A música está connosco desde antes do nosso nascimento, ouvíamos o ritmo do bater do coração da nossa mãe, as canções de embalar, as que cantávamos enquanto saltávamos à corda, as da escola, e as que ouvíamos quando nos apaixonámos pela primeira vez…

A música sempre fez parte de nós e acompanha-nos ao longo das nossas vidas.

Para além do seu poder emocional e evocativo, a música tem muitos benefícios para um bom desenvolvimento das crianças:

As canções, com os seus jogos de palavras e rimas, favorecem a aprendizagem da fala, levando-os a conhecer novas estruturas verbais, expandir o seu vocabulário, expressar-se melhor e melhorar a sua pronúncia. É também um bom método para que aprendam línguas de uma forma divertida e quase sem se aperceberem.

Além de desenvolver a linguagem, a música estimula diferentes áreas do cérebro e permite a criação de novas ligações neurológicas entre os dois hemisférios, o que se traduz numa maior capacidade de aprendizagem. Por esta razão, a música é utilizada como terapia no tratamento de pessoas com problemas de fala, Alzheimer (ver artigo), e outras dificuldades relacionadas ao cérebro.

Por outro lado, a atração das crianças por padrões repetitivos favorece o desenvolvimento da memória, especialmente se as canções forem acompanhadas por gestos, o que as ajuda a melhorar a coordenação, a expressão corporal e a orientação espacial. Rudolf Steiner, nos seus artigos sobre os benefícios da música nas crianças, acrescenta ainda que os movimentos que fazem ao dançar ao ritmo da música exercem uma forte influência no desenvolvimento dos órgãos, como o coração e os pulmões… Coisa pouca!

A música estimula a criatividade, a imaginação, a atenção e concentração. A sua prática ou estudo relaciona-se com uma maior compreensão da matemática, capacidade de resolver problemas complexos e maior desempenho intelectual.

Por último, mas não menos importante, a música ajuda as crianças a socializar, a interagir, a estabelecer laços com outras pessoas, independentemente de não serem da mesma idade ou do mesmo grupo de conhecidos, o que reforça a sua autoestima e carácter.

Em suma, a música é importante muito para além do prazer que nos proporciona ouvi-la. É um método de aprendizagem e de desenvolvimento muitíssimo importante para as crianças. Devemos potenciar esta aprendizagem através de canções adequadas à sua idade, de preferência acompanhadas por danças e gestos que consigam decorar facilmente.

Compartilhar em:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *