A importância da matemática no dia-a-dia das crianças – e dos mais crescidinhos-.

Compreender as diferentes disciplinas agrupadas no campo da matemática pode ser complicado. É uma das disciplinas escolares mais difíceis e odiadas e tem atormentado alunos de muitas gerações. A esta dificuldade acresce o facto de que atualmente dispomos de dispositivos capazes de realizar cálculos matemáticos de forma fácil, rápida e eficaz.  Isto faz com que os alunos se interroguem (e nos perguntem) por que devem aprender a realizar estas operações manualmente quando há máquinas que o fazem por nós.

Compreender as aplicações práticas que a matemática tem no nosso dia a dia é essencial para a compreender e aprender de uma forma muito mais fácil e intuitiva. Além disso, ao descobrir a sua grande utilidade prática, o interesse cresce e, como consequência, aprendem muito melhor. Matemática é muito mais do que números e operações. Graças à matemática, desenvolvemos competências que vão muito além da sala de aula, tais como raciocínio lógico, agilidade mental ou capacidade de resolução de problemas. Além disso, ajuda-nos a ter a mente preparada para o pensamento, a crítica e a abstração, e dá-nos segurança nos procedimentos que seguimos e confiança nos resultados obtidos.    

Para além das competências individuais que desenvolvemos, a matemática também nos permite ter um conhecimento muito mais profundo da realidade e do ambiente que nos rodeia. E a melhor maneira de os conhecer é saber exatamente o que são.  

O que é matemática?

Podemos definir a matemática como a ciência que, através do raciocínio lógico, estuda as propriedades e relações entre entidades abstratas: números, símbolos, figuras geométricas… e é constituída por diferentes ramos.

Por um lado, temos a aritmética, que estuda números reais e operações matemáticas básicas (adições, subtrações, multiplicações, divisões…), álgebra, que estuda a quantidade de uma forma geral através de fórmulas constituídas por números e letras; o cálculo, que inclui conceitos como derivadas e integrais e serve para estudar mudanças. Por outro lado, temos a geometria, que estuda as dimensões e formas dos objetos. E temos também a estatística, que é responsável pela recolha, organização e análise de dados; e as probabilidades, que nos ajudam a determinar as chances de um evento ocorrer.

Todos os ramos da matemática têm aplicações práticas no dia-a-dia para além da profissão que decidimos desempenhar.

Aplicações diárias da matemática

O exemplo mais conhecido está relacionado com as finanças. A matemática é essencial para fazer transações de compra e venda, gerir o nosso dinheiro corretamente ou compreender as condições de uma conta poupança e de um empréstimo.

A nossa casa também é um lugar onde usamos matemática diariamente. Na cozinha, por exemplo, a matemática ajuda-nos a calcular quantidades, dividir porções, preparar vários pratos. E quando realizarmos qualquer pequeno projeto ou reforma, vamos precisar da matemática para fazer misturas de tinta, fazer medições para cortar uma madeira, pregar um prego ou arranjar qualquer objeto.

A matemática também é essencial para ser capaz de resolver os problemas que nos são apresentados no dia-a-dia, podendo ajudar-nos a responder a perguntas frequentes, tais como:

  • A que horas saio para chegar a tempo para um compromisso?
  • Quanto tempo vai demorar?
  • Que itinerário devo seguir?
  • Quanto vai custar?
  • Quanto vou economizar com um desconto?
  • Será que o aplicaram corretamente?
  • Vai caber ou não vai caber?

E, embora seja verdade que muitas vezes estas perguntas são geralmente respondidas através do sistema de tentativa e erro, podemos usar a matemática para calcular facilmente uma resposta exata que minimiza as hipóteses de cometer erros.

Jogos para aprender matemática de uma forma fácil e divertida

Jogos educativos e brinquedos são uma ótima ferramenta para começar a familiarizar-se com conceitos matemáticos desde pequeninos. São perfeitos para descobrirem os números pela primeira vez, começarem a usar algumas das operações matemáticas básicas, e familiarizarem-se com as formas geométricas.  Além disso, também os ajudam a aprender a resolver problemas do dia a dia.

Na Eurekakids temos uma grande seleção de jogos que os vão ajudar a reforçar o conhecimento matemático aprendido na escola. Na hora de escolher, aconselhamos que tenha em conta os gostos e interesses dos seus pequeninos para que disfrutem de brincar com eles e aprendam quase sem se aperceberem.  Deixe-os jogar livremente, explorar e inventar os seus próprios jogos para que desenvolvam todo o seu potencial.

Compartilhar em:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *