Teoria das IM: A inteligência naturalista

Quando Howard Gardner planteou por primeira vez sua teoria sobre as inteligências múltiplas (IM) está recolhia 8 tipos de inteligências, ainda que com o tempo, foram se incorporando outras como a criativa, a existencial ou a colaborativa.

Neste post de hoje trataremos a última que planteou na primeira versão de seu livro “Estruturas da mente”: A INTELIGÊNCIA NATURALISTA. Mas… Em que consiste? Segundo Gardner, se define como a capacidade para aprender sobre todo tipo de entornos e de interatuar adequadamente com os elementos que há disponíveis neles.

As pessoas com uma inteligência naturalista destacada, mostram um especial sensibilidade para o mundo natural, disfrutam com o estúdio e observação das plantas, os animais, a geologia, a astronomia, a paleontologia ou a antropologia por exemplo.

Sua capacidade para lembrar, diferenciar, classificar, enumerar ou conhecer detalhes assombrosos sobre animais, plantas, rocas ou fósseis pode chegar a ser realmente impressionante.

Inteligência naturalista

Disfrutam dos entornos pouco alterados pelo ser humano, gostam de se sentirem parte da natureza, de ir de acampamento, de longas caminhadas pelo bosque ou pela montanha, escalar, recolher mostras e coleciona-las. Também são ávidos consumidores de livros, revistas, ou documentais sobre estes temas como meio para colher mais dados que alimentam sua infinita curiosidade quando não lhes é possível sair para explorar.

Não é em vão os espaços televisivos nos quais os concursantes devem sobreviver completamente expostos à natureza estão mais de moda que nunca, provavelmente como contra ponto a nossa vida cosmopolita cheia de comodidades.
Por outro lado, é um tipo de inteligência que se encontra muito desenvolvido em culturas que dependem do entorno para sua supervivência: o mundo rural, pescadores, caçadores, coletores, etc.,

A inteligência naturalista

As crianças com uma alta capacidade naturalista preferem aprender estando em contato com o meio, observando, tocando, cheirando, comparando… antes que permanecer quietos sentados em classe.

Por isso é importante que, se teu filh@ destaca neste tipo de inteligência, programes atividades que enriquecem intelectualmente como as excursões no campo, ou na montanha, no mar. Fazer senderismo, programar acampadas, ir em caiaque… em definitiva, explorar o entorno natural.

Poderás usar algum de nossos kits como o Kit Explorer que inclui binóculos, bússola e lanterna dínamo, o kit para colher e observar insetos que logo liberaremos sem danificar nenhum ou o Double Insect visualizer que tem 2 lupas para contemplá-los com mais detalhe.

A inteligência naturalista aquarium

Outra opção é visitar museus de ciências, ir ao zoo, planetários, insectarios ou os jardins botânico por exemplo.
Os professionais que estão mais relacionados com a inteligência naturalista são os biólogos, arqueólogos, espeleólogos, geólogos, botânicos, físicos, químicos, astrônomos, jardineiros, ornitólogos, oceanógrafos, metodólogos, científicos, etc.

Não esqueça o que Howard Gardener dizia: todas as inteligências devem ser igualmente estimuladas porque se inter-relacionam entre si. Na Eurekakids encontrarás jogos e brinquedos educativos com os quais as crianças disfrutarão brincando enquanto aprender. Vem a visitar-nos!

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *