Pequenos exploradores. Despertar a curiosidade dos mais pequenos através da natureza

Aproxima-se o bom tempo e com ele os passeios no campo, as excursões e os dias na natureza. Na aprendizagem e na educação dos mais pequenos é muito importante que se familiarizem com esse ambiente natural, que o observem, o respeitem e o cuidem. Além disso, muitos meninos e meninas, sentem interesse desde muito pequenos pelos animais e o seu habitat ou a vegetação, e gostam de contemplar e entender tudo isso até ao mais mínimo pormenor. O mundo natural é um meio excelente para fomentar e despertar a curiosidade dos mais pequenos e, com a chegada da primavera, abre-se um mundo de oportunidades.

A curiosidade é uma qualidade inata dos mais pequenos. É absolutamente imprescindível para impulsioná-los a explorar o desconhecido e aprender novos conceitos e habilidades todos os dias. Em geral, todas as crianças são curiosas, e é importante que lhes proporcionemos um ambiente no qual se possam sentir livres para explorar e deixar-se levar por esse impulso. Além disso, o jogo é também uma das melhores formas de despertar a sua curiosidade, já que com ele conseguimos que o processo de aprendizagem seja também algo divertido.

A natureza e o jogo são, portanto, duas grandes formas de despertar a curiosidade dos mais pequenos e, se além disso unirmos ambos os  conceitos, o sucesso está garantido.

E é que temos de ter em conta que a curiosidade inata diminui à medida que as crianças vão crescendo. Deixam de perguntar tudo, de tocar em tudo e de questionar tudo, porque já adquiriram os conhecimentos básicos sobre o funcionamento do mundo. Mas ainda têm muitas coisas para aprender e descobrir, e podemos ajudá-las a querer aprender por si sós se lhes proporcionarmos as ferramentas corretas. Fomentar a sua curiosidade é um bom modo de conseguir e a natureza um meio ideal no qual começar.

Aproveitemos a chegada do bom tempo para sair ao exterior e desfrutar a natureza!

COMO PROMOVER O RESPEITO PELA NATUREZA? COM JOGOS!

COMO APROXIMAR AS CRIANÇAS DA NATUREZA?

Compartilhar em:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *