Jogamos com o Dominó multicolor

Apesar de a maioria de nós saber jogar dominó, queremos que os pequenos também se familiarizem com os jogos mais tradicionais e conheçam as suas regras básicas, para que possam aprender a jogar e a passar bons momentos com a família ou amigos.

Revimos as regras básicas desse jogo:

1. Voltamos as peças para baixo e baralhámo-las com as mãos para que fiquem bem dispersas.

2. Se houver dois jogadores, cada um fica com 7 peças, se houver 3-4 jogadores, cada um fica com 5. Os números estão associados a uma cor distinta, ajudando as crianças a relacionar os conceitos.

3. Colocamos as peças de modo a que os nossos adversários não as vejam. Começa o primeiro jogador com a peça com o número duplo mais elevado e coloca-a no centro.

4. Ao lado da primeira peça, coloca-se uma do mesmo valor, e assim sucessivamente. As crianças devem relacionar os números e colocá-los de forma a coincidirem entre eles de ambos os lados.  Se não tiverem peças coincidentes, devem recolher uma do monte até encontrarem uma que possa ser utilizada.

Ganhará o jogador que conseguir colocar todas as suas peças na mesa!

Que benefícios proporciona este jogo às crianças?

1. Este dominó é tão divertido como o clássico e mais intuitivo, uma vez que os números estão associados a uma cor distinta. Este método de jogo é interessante para eles, já que as ajuda a relacionar as cores com os números. E, se usarmos a imaginação, também podem ser criadas novas formas de jogar e de aprender como, por exemplo, fazer adições ou outras operações matemáticas em cada partida para fomentar a inteligência lógico-matemática das crianças. Reinterpretamos clássicos!

2. Também as ajudam em aspetos da sua inteligência visual-espacial, melhorando a sua capacidade de observação para resolver problemas.

3.Além disso, é um clássico que os pais podem ensinar os seus filhos a jogar, passando bons momentos e recordando jogos clássicos que nunca passam de moda. Desta forma, ajuda as crianças a reforçar as suas relações com amigos e familiares, melhorando a sua inteligência interpessoal, juntamente com valores como o respeito e a aceitação de ganhar ou de perder.

Gostou do Dominó multicolor? Pode encontrá-lo nas nossas lojas e no site da Eurekakids.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *