Jogamos ao jogo da memória ou ao jogo dos pares

Um bom treino da memória é fundamental em qualquer idade. Para as crianças em particular, a memória está diretamente relacionada com a inteligência, o desenvolvimento e a aprendizagem, sendo, por isso, muito importante. Os jogos de memória, nestes casos, são um excelente recurso.

Um dos jogos de memorização mais famosos é o jogo dos pares. Consiste em colocar uma série de fichas ou cartas viradas para baixo e ir virando as faces para cima, duas a duas, até encontrar todos os pares de imagens que coincidem entre si, mas no mínimo de movimentos possível. Memorizar a colocação de cada uma das cartas é fundamental para obter um bom resultado no jogo… e obriga a nossa mente a trabalhar “arduamente”.

É um ótimo jogo para entreter, divertido e muito educativo, mas tem ainda outra vantagem: pode jogar-se em qualquer idade. E há muitos níveis, de acordo com a quantidade de imagens similares ou diferentes que existem, seja em relação à forma ou à cor, mas a essência é a mesma. E como tal, é o jogo ideal para jogar ao longo de toda a nossa vida, inclusivamente quando somos adultos.

O nosso Memo 32 peças contos tradicionais é um exemplo de um jogo de memória tradicional, já que as suas peças são feitas de madeira e foram inspiradas em personagens de contos “de sempre” como o Flautista de Hamelin, o Pinóquio, o Polegarzinho, o Capuchinho Vermelho… Mas, ao mesmo tempo, as suas ilustrações são modernas e atuais. Com ele, as crianças concentram-se, melhoram a sua perceção visual e exercitam a memória.

Memo coccicolor da Janod é um jogo de pares com diferentes níveis de dificuldade. O primeiro é aquele que se limita apenas a identificar as cores, enquanto que o segundo prescinde da cor para centrar-se nas diferentes formas que têm as joaninhas no seu corpo. A vida útil do jogo é, por isso, muito mais longa.

Sem deixar a inda os jogos de memória tradicionais, propomos o Memo 40 peças da quinta, um jogo ideal para os pequenos apaixonados dos animais e da vida rural. Com as suas peças de madeira e as suas ilustrações sóbrias mas delicadas, este jogo é a opção ideal para um tranquilo serão ou uma tarde a brincar em casa com jogos!

Outros jogos de memória, em vez de oferecerem exatamente as mesmas imagens entre as peças, servem para praticar a associação entre elementos similares, como duas partes de um mesmo elemento ou duas componentes de uma mesma família. É o caso do Mistigri da Janod, um jogo de associação de cartas de animais de pares, ou do Mistigloop, no qual se devem relacionar as duas partes de cada peixe, sem encontrar a piranha maléfica (que implica a perda da vez).

Finalmente, para crianças um pouco mais crescidas (de 6 a 9 anos) um jogo de memória imprescindívelé o Identic Emoji da Educa Borras, no qual se relacionam 55 pares de imagens dos emoticons mais populares.

Gostou destes jogos de memória ou jogos de pares? Então, não perca todos os jogos de memorização que pode encontrar na nossa loja!

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *