Descobrir o mundo animal através do jogo

Desde muito pequenas, as crianças sentem um vínculo muito especial com os animais. Despertam neles sentimentos muito intensos que lhes podem trazer grandes benefícios. Aprender a querê-los e a amá-los, e ter um contacto frequente com eles é muito positivo para os mais pequenos, que se sentem muito atraídos pelo mundo animal. Ao cuidá-los, podem aprender a ser mais responsáveis e a respeitar a vida do nosso planeta e isso também contribui para o aumento da sua autoestima e autoconfiança. Além disso, através dos animais, podemos ensinar-lhes muitos conceitos de vida tão importantes como o nascimento, a reprodução, as doenças, os acidentes, a morte ou o luto.

Brincar com elementos de temática animal ou ler contos cujos protagonistas são os animais, ajuda-os a aproximarem-se da natureza e do mundo animal, a conhecê-los, a identificar-se com eles e a amá-los desde pequenos. Isto também lhes permite desenvolver a comunicação não verbal, a empatia e a compaixão. Além disso, como as crianças se sentem tão atraídas pelos animais, os brinquedos cujos protagonistas são os animais são perfeitos para ajudá-los a aprender e a interiorizar todo tipo de matérias. Ao iniciarem-se na leitura, na matemática, na ciência, na investigação e em todo o tipo de disciplinas vai parecer-lhes muito mais divertido se os seus “professores” são os seus animais preferidos.

Como escolher um bom brinquedo com temática animal?

Para acertar na nossa escolha, a primeira coisa a ter em conta são os gostos e as preferências da criança. Ainda que a maioria delas se sinta atraídas por animais, os seus gostos e preferências variam em função da sua idade e da sua personalidade.

Brinquedos de animais para os mais pequenos em função da sua personalidade

Quando são mais pequenos, na idade pré-escolar, vão a sentir-se muito atraídos pelos animais domésticos e de quintas, já que são os que conheceram mais de perto, já seja através dos contos, na escola, ou nos desenhos animados. São animais meigos, tranquilos e muito próximos, como vacas, coelhos, patos, cães ou gatos. Os brinquedos protagonizados por animais destinados a crianças para esta idade têm como objetivo introduzi-los no mundo animal e natural, ajudá-los a aprenderem as suas primeiras noções de linguagem, a desenvolver a afetividade e a ampliar o seu conhecimento sobre a diversidade do mundo que as rodeia. Estarão presentes também nos brinquedos destinados a crianças de idade mais anaçada, mas irão perdendo protagonismo à medida que estas cresçam.

À medida que vão crescendo, começam a descobrir outro tipo de animais e a desenvolver as suas preferências. Começarão a conhecer os animais selvagens, como os cavalos, tigres, leões, macacos, girafas e elefantes. E também os animais que vivem debaixo do mar, como os peixes, os cavalos marinhos ou os caranguejos. Continuarão a sentir uma grande ternura pelos animais domésticos e de quinta que conheceram desde pequenos, mas alguns deles começarão a inclinar-se para a ideia de autonomia, liberdade e movimento que representam estes animais.

Também começarão a conhecer os animais perigosos, como as serpentes, as aranhas ou os tubarões. O conhecimento destes animais ajuda-os a entender o medo e a aprender a enfrentá-lo.

Os dinossauros merecem também uma categoria própria. Estão rodeados por uma auréola de mistério capaz de atrair muito as crianças. Existiram no passado, mas nunca vão poder conhecer um dinossauro de verdade. Ao brincar com eles, interessam-se pela história, pela arqueologia e pelas ciências naturais, e também pelas técnicas de investigação que nos levaram a ter tanta informação sobre seres que existiram há milhões de anos.

Finalmente, o último grupo de animais é composto pelos seres e animais fantásticos, como os unicórnios, as sereias, as fadas e os dragões. Há uma grande variedade de jogos protagonizados por estes personagens e a maioria das crianças sente-se muito atraída por eles. Permite introduzi-los num mundo de fantasia no qual tudo é possível e desenvolver a sua criatividade e imaginação criando uma infinidade de histórias cheias de magia.

Brinquedos educativos protagonizados por animais

A segunda coisa que temos de ter em conta é que tipo de conceito queremos ajudá-los a aprender com o brinquedo que escolhemos. Neste sentido, não devemos preocupar-nos muito, já que, se o nosso pequeno gosta de animais, vamos encontrar brinquedos educativos perfeitos para introduzi-lo em muitas disciplinas.

No caso dos bebés, os mais destacados são os brinquedos para desenvolver a sua motricidade e ajudá-los a descobrir as texturas e as cores. Ou os brinquedos empilháveis e que se encaixam que lhes permite desenvolver o pensamento lógico, compreender as diferentes formas, tamanhos e o princípio da causa-efeito.

A partir dos 2 anos, os animais são os perfeitos protagonistas para os brinquedos de memória e observação, e também para ensinar conceitos como grande-pequeno. Os seus primeiros puzzles, também costumam protagonizados por animais.

Aprender a desenhar também é muito mais divertido se tentam reproduzir os traços e as formas que representam os diferentes animais que tanto amam e reconhecem.

A partir dos 3-4 anos, os animais podem tornar-se nos seus melhores maestros para aprender a contar, ler e escrever. Há uma grande variedade puzzles de animais criados para crianças destas idades com os que aprenderão a melhorar a sua paciência e concentração, ao mesmo tempo que aprendem a superar desafios e a tolerar a frustração.

Jogos de cartas, jogos de simulação, jogos de trabalhos manuais…as possibilidades são enormes e a escolha acertada vai depender dos gostos e preferências de cada um.

Compartilhar em:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *