Este mês dedicamo-nos à necessidade de formar novas gerações nos valores da ecologia, sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente. E a dois dos pilares que consideramos fundamentais para consegui-lo: trabalhar estes valores em família e usar o jogo e os brinquedos como ferramenta de aprendizagem.
As crianças aprendem por imitação e as pessoas que eles mais imitam são os adultos da sua família mais próxima. A nossa atitude e comportamento com os outros e a nossa interação com o meio ambiente terão um grande impacto no desenvolvimento das novas gerações, tanto na sua personalidade, como na sua relação com os outros e com o mundo que os rodeia. É por isso que, se queremos que cresçam com valores positivos, como o respeito pelo meio ambiente, temos que ser o exemplo. De pouco vale se trabalham estes valores no ambiente escolar, se em casa recebem estímulos contrários.
Podemos realizar inúmeras atividades familiares para trabalhar a importância de cuidar do meio ambiente com os mais pequeninos. Mas nenhuma delas fará sentido se não formos capazes de transmitir o valor real dessa atividade. Para isso, temos de torná-la uma constante em nossa vida familiar, isto é, algo que vai além de um passatempo de fim de semana. E temos de ser capazes de explicar e dizer-lhes de uma forma clara e compreensível o porquê de cada uma das ações que realizamos. E não se trata de transformar a nossa casa em uma oficina de atividades, mas de optar por um modelo responsável de vida e consumo para que, desta forma, os nossos pequeninos possam interiorizá-la de forma natural. A continuação, propomos algumas ideias para ajudá-los nesta missão.
Por outro lado, o jogo é uma das melhores ferramentas de aprendizagem na idade infantil, uma vez que brincar é o modo de aprendizagem natural das crianças. É por isso que escolher brinquedos ecológicos e respeitosos com o meio ambiente é uma grande maneira de complementar e transmitir a aprendizagem destes valores em casa.
Jogos e brinquedos ecológicos para aprender a cuidar do nosso planeta
A aquisição de um compromisso com o meio ambiente implica, entre outros, a adoção de hábitos de consumo responsáveis. Os materiais e processos de fabricação, a embalagem dos produtos, a sua proveniência ou a sua qualidade e durabilidade são algumas das principais características que devemos observar se queremos que o nosso consumo tenha um impacto mínimo no meio ambiente. Isto é especialmente importante nos brinquedos, visto que, além do impacto do próprio consumo, decidir comprar um brinquedo ecológico terá um impacto direto nos mais pequeninos.