Como ter tempo para estar com os nossos filhos

É comum observar nas famílias o olhar de tristeza quando questionado sobre o tempo que passam com os seus filhos:

“Não passo tanto tempo com eles quanto gostaria”

“Chego exausto do trabalho e a única coisa que faço quando chego a casa é preparar jantares, banhos… “

“Passam mais tempo na escola do que em casa”

Não temos o tempo que gostaríamos de ter para passar com os nossos filhos e, no pouco tempo que temos para estar com eles, prevalecem a fadiga e o stress. É engraçado que passemos tanto tempo a fazer coisas de que não gostamos e ainda assim temos pouco tempo para nos dedicar ao que realmente importa para nós. Enquanto estamos no trabalho pensamos nos nossos filhos e quando estamos com os nossos filhos é inevitável pensar nas tarefas, do trabalho ou de casa, que ainda temos por fazer.

O problema não é viver numa sociedade sempre com pressa, o problema é que essa pressa nos faz esquecer o que realmente nos importa.

O stress e a fadiga roubam-nos momentos importantes com os nossos filhos: optamos por os deixar ver um episódio dos seus desenhos animados favoritos em vez de lhes contarmos uma história à noite, emprestamos-lhes o nosso telemóvel para os deixar calmos durante o tempo em que nos reunimos com os amigos, procuramos brinquedos com os quais se possam entreter para nos sentirmos menos culpados nos dias em que levamos o nosso trabalho para casa… Cada decisão que tomamos, sentimos que é o melhor para eles, mas lembre-se de que a tecnologia nunca poderá substituir o amor.

A maior parte do que os nossos filhos aprendem é por imitação, e por isso, precisam de modelos. Que modelos tem o seu filho? Duvido muito que ele encontre  modelos que os amem mais do que os seus próprios pais. Mas há algo importante que não podemos esquecer: SE NÃO ESTIVERMOS LÁ, NÃO OS EDUCAMOS. Não é possível substituir a sua presença pela de um Youtuber, um personagem da TV… você é o super-herói mais importante para os seus filhos!

Um super-herói capaz de os fazer dar o seu melhor sorriso nos momentos tristes, um super-herói capaz de curar a dor das suas feridas com um simples beijo, um super-herói capaz de acalmar os medos da noite com um doce abraço.

Temos de passar tempo com os nossos filhos. Até agora, tentámos acalmar o nosso sentimento de culpa com algo que nos repetem vezes sem conta: “O tempo que consegue passar com os seus filhos, que seja tempo de qualidade” mas é melhor pararmos de nos enganar. Os nossos filhos precisam de nós para passarmos tempo com eles, mas não só tempo de qualidade… também tempo em quantidade!

Não podemos ser líderes no nosso trabalho sem sermos líderes na nossa própria casa. Ninguém é essencial no seu trabalho, mas somos essenciais na vida dos nossos filhos. O seu stress de hoje é a sua memória de amanhã. Se conseguirmos silenciar o nosso telemóvel durante uma reunião importante, então vamos dar a mesma importância ao tempo que passamos com os nossos filhos, que nada interrompa esse momento especial!

Não programe apenas o tempo que irá passar com os seus filhos.

Proteja esse tempo para que ninguém o roube!

Uma das sensações mais belas que podemos ter é observar o rosto de felicidade dos nossos filhos quando lhes perguntamos: 

“A que queres brincar?”

No entanto, convido-o a olhar para a cara do seu filho quando um telefonema interrompe a história que estava a partilhar com ele nesse momento. É possível que,   durante essa conversa,  tenha tentado chamar a sua atenção várias vezes, mas depois de vários “agora não “deixou de insistir e foi-se entreter com outra coisa ou simplesmente adormeceu enquanto esperava por si.

Se há algo em que podemos concordar, é que o tempo passa muito rápido e os nossos filhos crescem sem nos apercebermos. Não vamos deixar escapar este momento importante porque não é só o tempo que voa, mas também as suas vidas. Talvez quando forem mais velhos e nos apercebamos de que queremos passar mais tempo com eles, serão eles a dizer “Não, agora não”.

Vanessa Mendoza   

Compartilhar em:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *