Jogos e dinâmicas de grupo. Como encorajar o trabalho de equipa através dos jogos?

As novas tecnologias de informação e comunicação puseram-nos o mundo inteiro na ponta dos dedos sem que tenhamos de sair de casa. Aproximam-nos daqueles que estão longe de uma forma inimaginável, no entanto, também nos podem isolar perigosamente da sociedade que nos rodeia. Neste contexto, hoje em dia é mais importante do que nunca promover dinâmicas de grupo, competências sociais e trabalho em equipa entre os mais pequenos para que se saibam relacionar de forma saudável com a comunidade que os rodeia. Esta capacidade é fundamental nas nossas vidas e vai ser cada vez mais no futuro das novas gerações.

Por que é tão importante encorajar a socialização e a capacidade de trabalho em equipa dos mais pequenos?

A relação com os outros é básica e necessária em todas as áreas das nossas vidas. A socialização é fundamental para o nosso desenvolvimento integral como pessoas. Sem interação com os outros, não é possível desdobrar todo o nosso potencial.

A nossa capacidade de socialização começa desde o nascimento, no ambiente familiar, e vai-se desenrolar-se gradualmente à medida que crescemos: na escola, com amigos, no local de trabalho, como casal… Ser capaz de se relacionar em todos estes ambientes de uma forma saudável é essencial para construir um futuro cheio de sucesso e felicidade. E deve ser trabalhado tanto a partir do ambiente familiar como do ambiente académico.

Ao longo das nossas vidas vamos construir todo o tipo de relacionamentos: profundos e duradouros (com os nossos amigos, familiares e parceiros), quotidianos e superficiais (com conhecidos e pessoas com quem interagimos pontualmente), relações de trabalho… cada uma delas é regida por diferentes regras de respeito e coexistência às quais temos de ser capazes de nos adaptar.

Quais são os principais benefícios dos jogos de equipa?

Os jogos são uma das melhores formas de trabalhar a socialização, a dinâmica de grupo e o trabalho em equipa desde pequenitos, esta é a forma natural de aprendizagem para as crianças. Com os jogos de equipa, adquirirão valores básicos para viver e se relacionarem na sociedade, como o respeito pelos outros, a tolerância, a paciência, a solidariedade, a empatia ou a importância de saber partilhar.

Mas não é só, os jogos em equipa levam as crianças a trabalhar outras habilidades essenciais:

  • Perceber que existem certas normas, hierarquias e regras de funcionamento que devem ser respeitadas.
  • Sentir-se parte de um grupo, percebem que fazem parte de um grupo e que o seu papel nele é importante, isto confere-lhes confiança e segurança em si mesmos.
  • Descobrem que, para atingirem os seus objetivos, têm de aprender a colaborar com os outros.
  • Aprendem a priorizar os interesses da equipa acimas dos seus objetivos individuais.
  • Começam a conhecer-se melhor tanto a si mesmos como aos outros. E fazem-no de uma forma mais profunda, aceitando melhor os pontos fortes e fracos de cada um, tanto os seus como os dos outros.
  • Melhoram a sua capacidade de comunicação e começam a expressar as suas ideias de forma eficaz e construtiva.
  • Se são tímidos por natureza, descobrem que podem abrir-se e melhorar a sua autoestima.
  • Tornam-se mais conscientes das suas capacidades e pontos fortes, contribuem com os seus conhecimentos para alcançar um objetivo comum.
  • Aprendem com os seus erros, melhoram a sua tolerância à frustração e a sua capacidade de resolução de conflitos.

Quais os jogos mais adequados para trabalhar a dinâmica de grupo e incentivar o trabalho em equipa?

Os jogos mais adequados para trabalhar a dinâmica de grupo e incentivar o trabalho em equipa entre os mais pequenos são jogos de tabuleiro, também chamados jogos de sociedade, e desportos de equipa.

Praticar um desporto de equipa é essencial para as crianças, uma vez que, para além dos benefícios que advêm da própria dinâmica da equipa com que irão trabalhar, irão aprender também outros valores igualmente importantes que os ajudarão no futuro.

Estamos a encorajar hábitos de vida saudáveis que os vão ajudar a se manter afastados de hábitos de saúde nocivos, como o álcool, as drogas ou o tabaco quando forem mais velhos. Vamos ajudá-los a estar em boa forma para que não desenvolvam obesidade infantil e doenças derivadas de uma má dieta. Vão compreender o valor do sacrifício e a necessidade de lutar pela gratificação de alcançar um objetivo. Vão aprender que têm de ter disciplina, porque se quiserem jogar, terão de ir para o treino. Vão interiorizar as hierarquias e as regras, uma vez que terão de cumprir as orientações dos treinadores. E, acima de tudo, compreenderão que na vida não é apenas importante saber ganhar com humildade, mas sim aprender a recuperar das derrotas para continuar a seguir em frente e que, para isso, o apoio da sua equipa e dos seus entes queridos é essencial.

Com jogos de tabuleiro as crianças colocam em prática e aprendem essas mesmas habilidades e dinâmicas de grupo no contexto de família e amigos. É muito importante realizar este trabalho também no ambiente de relações mais profundas e próximas. Desta forma, no futuro, os mais pequenos serão capazes de criar e manter novos laços que sejam estáveis e próximos. E aprenderão também que se relacionarem de forma saudável com as pessoas com quem estabelecem uma ligação profunda é essencial para que sejam felizes. Estas serão o maior apoio nos piores momentos da vossa vida e também as pessoas com quem partilharão os maiores sucessos e alegrias. Neste sentido, os jogos de tabuleiro dar-lhes-ão algumas das melhores ferramentas para o conseguir: cumprir regras e padrões simples, ser pacientes, tolerar a frustração quando não conseguirem atingir um objetivo, corrigir erros e aprender com eles e, acima de tudo, expressar-se com respeito e de forma construtiva.

Compartilhar em:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *