Jogos e brinquedos ecológicos para aprender a cuidar do nosso planeta

A aquisição de um compromisso com o meio ambiente implica, entre outros, a adoção de hábitos de consumo responsáveis. Os materiais e processos de fabricação, a embalagem dos produtos, a sua proveniência ou a sua qualidade e durabilidade são algumas das principais características que devemos observar se queremos que o nosso consumo tenha um impacto mínimo no meio ambiente. Isto é especialmente importante nos brinquedos, visto que, além do impacto do próprio consumo, decidir comprar um brinquedo ecológico terá um impacto direto nos mais pequeninos.

A importância dos brinquedos ecológicos nas fases iniciais do desenvolvimento

Os materiais são especialmente importantes nas fases iniciais das crianças, pois começam a desenvolver os seus sentidos. Além disso, os bebés manipulam e descobrem com o tato, mas especialmente com a boca. Por isso, a escolha de materiais naturais e de qualidade é essencial nesta fase. Os seus primeiros brinquedos irão conectá-los com a natureza e seu entorno através do seu aroma, tato, cor e texturas. Mas é também uma fase em que ainda estão a desenvolver o seu sistema imunitário e, portanto, são muito mais sensíveis aos agentes tóxicos. Os brinquedos fabricados a partir de materiais ecológicos nos ajudarão a limitar a sua exposição a produtos químicos.

Por outro lado, os brinquedos ecológicos também têm outras vantagens pedagógicas de que devemos destacar, como a sua capacidade de evoluir e crescer com o bebé. São brinquedos aparentemente simples que os pequeninos aprendem a usar de mil maneiras diferentes, contribuindo assim para desenvolver a sua criatividade e imaginação, capacidade de resolução de problemas e pensamento crítico.  Além disso, sendo brinquedos sem pilhas, luzes ou sons, ajudam-lhes a estar mais calmos e melhorar sua capacidade de concentração.

Brinquedos ecológicos para transmitir e fomentar o respeito pelo meio ambiente

Muito além das fases iniciais do desenvolvimento infantil, os brinquedos ecológicos possuem outras características que os tornam ferramentas muito adequadas para transmitir valores de sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente. São feitos de materiais de alta qualidade e duráveis. Podem ser usados por vários irmãos e até mesmo passado de geração em geração, uma característica fundamental para lhes transmitir a importância de cuidar e dar valor às coisas. Desta forma, contribuiremos a garantir que, à medida que crescem, continuem a fazer um consumo responsável, abandonando o modelo de “uso e arremesso” que tem prevalecido ao longo das últimas décadas.

Os brinquedos ecológicos também têm uma vocação educativa clara que vai além dos valores de aprendizagem relacionados com a sustentabilidade e o respeito pelo meio ambiente. Eles são projetados para fomentar as habilidades típicas de diferentes estágios de desenvolvimento infantil.

A importância de brincar ao ar livre e estar em contacto com a natureza

Estudos têm demonstrado que o contacto constante com a natureza, além de trazer grandes benefícios aos pequeninos, é indispensável para que as crianças percebam o valor da preservação do meio ambiente. Brincar ao ar livre está diretamente relacionado com a aquisição de uma consciência ecológica sólida. Além de brinquedos projetados para brincar ao ar livre, existem outros tipos de brinquedos que lhes ajudam a conhecê-la e, portanto, cuidá-la e respeitá-la. São os brinquedos lhes ajudam a explorar a natureza ou lhes permitem cultivar suas próprias flores e plantas. Apesar de não serem brinquedos 100% bio e ecológicos, ensina-lhes a reciclar, cuidar da fauna, plantar árvores ou qualquer outra atividade que lhes ajude a proteger o natural frente ao artificial e industrial.

Outra forma de ajudá-los a aprender a cuidar e respeitar a natureza é através de brinquedos científicos e experiências. Com estes brinquedos, além de despertar a sua curiosidade pela ciência e pela investigação, lhes permitimos experimentar e pesquisar o meio natural do ponto de vista científico. Este conhecimento do meio ambiente e do por que das coisas os fazem amar e respeitar o mundo que os rodeia, e motiva-os a querer cuidá-lo e preservá-lo. O mesmo acontece com jogos relacionados com os animais, a história e a geografia.

Compartilhar em:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *