Ideias para trabalhar o respeito pelo meio ambiente em família

Podemos realizar inúmeras atividades familiares para trabalhar a importância de cuidar do meio ambiente com os mais pequeninos. Mas nenhuma delas fará sentido se não formos capazes de transmitir o valor real dessa atividade. Para isso, temos de torná-la uma constante em nossa vida familiar, isto é, algo que vai além de um passatempo de fim de semana. E temos de ser capazes de explicar e dizer-lhes de uma forma clara e compreensível o porquê de cada uma das ações que realizamos. E não se trata de transformar a nossa casa em uma oficina de atividades, mas de optar por um modelo responsável de vida e consumo para que, desta forma, os nossos pequeninos possam interiorizá-la de forma natural. A continuação, propomos algumas ideias para ajudá-los nesta missão.

1. Reflitam juntos sobre o impacto ambiental de seus hábitos de vida atuais.

Até que ponto a sua casa é sustentável? Os seus hábitos do dia-a-dia levam em consideração o respeito pelo meio ambiente? O que vocês podem fazer para reduzir o impacto de suas ações no planeta? Para responder a estas questões tão genéricas, pode-se partir de questões muito mais simples e, a partir daqui trabalhar em conjunto para fazer mudanças significativas no seu dia-a-dia, por exemplo: poupar água, melhorar a gestão de resíduos, reciclar e reutilizar materiais, reduzir o consumo de energia, tornar o consumo mais responsável ou poluir menos.

2. Estabeleça metas razoáveis e procure estratégias mais eficazes para alcançá-las

Se, por exemplo, concluir que está a desperdiçar muita água, defina em conjunto como pode reduzir o consumo. Por exemplo: desligue a torneira enquanto escova os dentes, puxando a corrente da sanita com metade da carga, fechando um pouco a toneira de passagem de água para que não saia tanto ou mude a banheira para uma base de duche. Não há necessidade de fazer mudanças radicais que são difíceis de manter a longo prazo. Às vezes são pequenas ações que fazem a diferença.

3. Adotar estes novos hábitos familiares e ser o exemplo

Dizer aos pequeninos para fecharem a água enquanto escovam os dentes e não fazer o mesmo quando se barbeia não é um bom exemplo. Também não lhes é pedir para que se locomovam pedalando enquanto continuamos a levar o carro para ir às compras na loja da esquina. Trabalhar o respeito pelo meio ambiente como família implica adquirir um compromisso a longo prazo, especialmente por parte dos adultos.

4. Dar valor às ideias e comentários dos pequeninos

A educação em ecologia é mais difícil para os adultos do que para as crianças, pois na prática é mais difícil mudar hábitos do que os adquirir. O respeito pela natureza é uma questão de atitude no dia-a-dia, uma atitude que as crianças aprendem atualmente desde tenra idade e que os adultos tivemos que nos ajustar ao longo dos anos. Ao ouvir suas ideias e comentários sobre os nossos hábitos, não só descobriremos que temos muito a aprender com eles, como também fortaleceremos a sua autoestima e personalidade.

5. Não procure desculpas para continuar fazendo de forma errada

Se pedimos perseverança e empenho aos pequeninos, temos de fazer o mesmo. Sempre. Sem desculpas e sem exceções. Às vezes, quando os adultos fazem algo errado e os pequeninos o detetam, tendemos a procurar uma desculpa para justificar o nosso comportamento. Nesse sentido, se numa ocasião detetarem que nos esquecemos de fechar a água da torneira, é importante dar-lhes a razão e tentar não a repetir, sem procurar desculpas.

6. Internalizar e transmitir a importância da mudança

Em nenhuma circunstância devemos forçar os pequeninos a fazer estas mudanças “porque estou a dizer”. Se queremos que sejam verdadeiramente eficazes, devem compreender o porque das mudanças, procurando razões próximas de seu quotidiano e compreensíveis que os ajudem a compreender os benefícios que terão para o seu futuro. Desta forma, irão internalizá-las e implementá-las a longo prazo com um compromisso que irá muito além de uma obrigação imposta.

7. Fale sobre o tema em família.

São muitas as ocasiões em que podemos abordar a questão da ecologia de forma concreta e próxima. As notícias atuais são uma grande fonte de oportunidades para o fazer. Um incêndio, seca ou desastre natural pode ajudar-nos a explicar por que é importante assumir um compromisso com o meio ambiente e como os nossos hábitos podem ajudar a preservar o nosso entorno.

A melhor forma de trabalhar o respeito pelo ambiente em família é comprometer-se a adotar um modo de vida de acordo com esta filosofia e fazer as mudanças necessárias para alcançar estes objetivos. Estas mudanças começam por nós.

Compartilhar em:
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *